18/06/2013 às 17:31

Operação antipirataria prende três homens e recolhe 14 mil mídias em Taguatinga

Somente no primeiro semestre mais de 63 mil CDs e DVDs foram apreendidos

Por da Redação, com informações da Seops


. Foto: Flávio Barbosa/SEOPS

Da Redação, com informações da Seops

BRASÍLIA (18/6/13) – Operação de fiscalização realizada hoje na Feira dos Importados de Taguatinga resultou na prisão de três homens e apreensão de 14 mil mídias piratas, que, somadas ao volume apreendido somente no primeiro semestre desse ano, totaliza um montante de 63,6 mil produtos fora de circulação.

 

“A área externa da feira tornou-se um centro de distribuição de mídias que abastecem principalmente o comércio de rua, mas nós estamos atentos e combatendo esse crime”, afirmou o subsecretário de Operações da Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops), Carlos Alencar.

 

Durante a abordagem, feita pela manhã, os acusados portavam 7,6 mil mídias piratas no estacionamento da feira e outras 6,4 mil foram encontradas por agentes da pasta abandonadas em calçadas próximas.

 

Segundo a Seops, a venda dos produtos era feita de forma improvisada em veículos que ficavam estacionados do lado de fora da feira, e, na operação, somente em um carro, servidores encontraram 4,2 mil CDs e DVDs.

 

Os rapazes detidos foram encaminhados à Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DCPim), no Departamento de Polícia Especializada (DPE), onde constatou-se que todos são reincidentes no crime de violação de direito autoral.

 

“Quem ainda insiste na fabricação, venda e distribuição da pirataria no DF é bom mudar de ramo. Nosso trabalho não vai parar. Vamos continuar atuando em todas as feiras e em outros espaços”, alertou o delegado-chefe da DCPim, Luiz Henrique Sampaio.

 

Os acusados responderão, mais uma vez, pelo mesmo crime, que prevê pena de dois a quatro anos de prisão, além de multa estipulada por um juiz.

 

Os materiais apreendidos e recolhidos serão periciados pela Polícia Civil e destruidos em uma cooperativa de reciclagem na Cidade Estrutural.

 

Dentro da Feira dos Importados de Taguatinga não há registro de bancas que comercializam CDs e DVDs piratas e a última fiscalização ocorreu no dia 06 de junho e resultou na apreensão de 25 mil mídias.

(F.M./M.M.)