18/06/2013 às 20:44, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

DF sai na frente no Processo Eletrônico Nacional

Parceria firmada com Ministério do Planejamento inicia debates para criar sistema para trâmite de informações na administração pública

Por Da Redação, com informações da Casa Civil


. Foto: Pedro Ventura-28/11/2013

BRASÍLIA (18/6/13) – O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a aderir ao Processo Eletrônico Nacional -sistema que viabilizará a tramitação digital de processos da administração pública da União, estados e municípios e o próprio DF.

 

“O GDF tem participado de uma série de encontros nos quais reafirma o compromisso em aderir e empreender parcerias para a modernização da gestão pública”, afirmou hoje o secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa.

 

A parceria, firmada com o Ministério do Planejamento, que coordena os trabalhos, tem o objetivo de construir um sistema de processos administrativos eletrônicos para uso e trâmite entre o poder Executivo Federal e os demais entes federativos e demais poderes.

 

ECONOMIA – A inspiração para a iniciativa vem de práticas bem-sucedidas, como as da Receita Federal e do Banco Central do Brasil.

 

Os dois reduziram em até 40% o tempo de trâmite dos processos e em quase 70% a quantidade de papel usado, além de uma economia anual de R$200 milhões com o espaço de armazenagem.

 

Na Justiça Federal do sul do país, houve redução de até 80% no tempo de tramitação de documentos, segundo a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

 

“Não podemos mais aceitar que isso (processos administrativos) seja feito em papel, por questões de sustentabilidade e de tempo”, destacou Belchior.

 

O acordo de cooperação técnica firmado entre o GDF e o Ministério do Planejamento tem prazo indeterminado e não envolve a transferência de recursos financeiros ou orçamentários.

 

Além do GDF, assinaram o acordo a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

(C.D/J.S)