26/03/2024 às 20:08, atualizado em 26/03/2024 às 20:59

Ação promove qualificação profissional de lavadores de carros do SCS

Atualmente, há 1,4 mil trabalhadores da categoria cadastrados, sendo que mais da metade já participou das oficinas de capacitação

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou, nesta terça-feira (26), a capacitação de lavadores e guardadores de carros cadastrados junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet). Além de serem instruídos sobre a atividade, os trabalhadores também receberam um kit com itens para biolavagem de automóveis e um colete de identificação.

O lavador Ederson Cleyton Ramos da Silva está entre os profissionais contemplados pela iniciativa. Atuando há 18 anos no estacionamento da Quadra 5 do SCS, ele comemora a oportunidade de capacitação recebida | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

O curso inclui orientações sobre educação financeira e empreendedorismo, atendimento ao público, aplicação de conhecimento básico de etiqueta social no atendimento ao cidadão, noção de comunicação não violenta e aplicação de conhecimento básico da teoria de inteligência emocional no âmbito do trabalho.

“Eles estão entendendo a importância em ser um profissional formal, com direitos e deveres, como se tornar um Microempreendedor Individual, da importância da contribuição do INSS.  Para a população, há a segurança de ser atendida por um profissional cadastrado”

Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda

Atualmente, o DF conta com mais de 1,4 mil profissionais cadastrados. Deste total, 712 já foram atendidos pelas oficinas de qualificação da Sedet. O endereço escolhido para o ponto de partida do projeto da Sedet foi a Quadra 5 do Setor Comercial Sul (SCS).

“Eles estão entendendo a importância em ser um profissional formal, com direitos e deveres, como se tornar um Microempreendedor Individual, da importância da contribuição do INSS.  Para a população, há a segurança de ser atendida por um profissional cadastrado”, afirmou Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

“Essa é uma região que abriga um bom número de lavadores cadastrados e, por isso, decidimos começar por aqui, realizando essa primeira ação nos estacionamentos do DF”, explica Sandra Madeira, diretora da Cadeia Produtiva e Economia Solidária. “Nós, da Sedet, realizamos uma busca ativa de todos os cadastrados para que eles recebam as novas remessas de kits e coletes”, prossegue.

Com o colete número 012, Antônio Casemiro da Silva considera que a certificação é um reconhecimento à profissão de guardador. “Nós da categoria temos que agradecer o governador Ibaneis Rocha por ter nos dado essa moral. Antigamente, as pessoas nos discriminavam, como se a gente fosse criminoso. Agora, com o apoio do governo e da Sedet, nossa imagem mudou. A realidade é outra”

Os coletes mencionados pela servidora são usados na identificação dos lavadores e guardadores. Eles são azuis e trazem o número de cadastro de cada profissional, assim como o logotipo do GDF e da Sedet. Os kits, por sua vez, tem capacidade para 50 usos e contam com itens de biolavagem, como escovas, flanelas, borrifador, pulverizador de pressão, cera automotiva e flotador.

Mudança de estigma

O lavador Ederson Cleyton Ramos da Silva, 41 anos, está entre os profissionais contemplados pela iniciativa. Atuando há 18 anos no estacionamento da Quadra 5 do SCS, ele comemora a oportunidade de capacitação recebida. “Essa identificação ajuda também a trazer mais segurança para o cliente, que logo vê que estamos certificados, qualificados e cadastrados para exercer a atividade”, diz.

Sandra Madeira, diretora da Cadeia Produtiva e Economia Solidária: “Essa é uma região que abriga um bom número de lavadores cadastrados e, por isso, decidimos começar por aqui, realizando essa primeira ação nos estacionamentos do DF”

Aos 60 anos, Antônio Casemiro da Silva é lavador há, pelo menos, 50 anos e ostenta, em seu colete, o número 012 – indicando que ele está entre os 12 primeiros trabalhadores registrados pela Sedet. Para o profissional, a certificação é um reconhecimento à profissão de guardador.

“Nós da categoria temos que agradecer o governador Ibaneis Rocha por ter nos dado essa moral. Antigamente, as pessoas nos discriminavam, como se a gente fosse criminoso. Agora, com o apoio do governo e da Sedet, nossa imagem mudou. A realidade é outra”, relata.

Cadastramento

Em novembro de 2020, a Sedet iniciou o procedimento de cadastramento de guardadores e lavadores de carros, em atendimento à Lei nº 6.668, de 15 de setembro de 2020, que prevê a organização da categoria.

O objetivo do cadastramento é conhecer o perfil dos trabalhadores e organizá-los como categoria, identificando-os e formalizando-os, doando condições de trabalho decente e, também, dando maior segurança aos usuários dos serviços.

Para se cadastrar, o profissional deve comparecer presencialmente a uma das agências do trabalhador ou à sede da pasta, portando documentos de identificação pessoal (RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência, carteira de trabalho, reservista/dispensa militar). Outra opção é fazer o registro pelas redes sociais ou site da pasta.

26/03/2024 - Ação promove qualificação profissional de lavadores de carros do SCS