19/06/2013 às 00:36

Educação apresenta balanço de dois anos de ações

Nomeação de 3,2 mil professores, reforma de escolas e 56 mil famílias beneficiadas pelo Cartão Material Escolar foram alguns dos resultados

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Castro/GDF-18/06/2013

BRASÍLIA (18/6/13) – A nomeação de 3,2 mil professores desde 2011, reforma de escolas e a construção de creches, que funcionam em horário ampliado, foram alguns dos resultados do balanço divulgado pela Secretaria de Educação, hoje (18), no Palácio do Buriti.
 

“Fizemos avançamos em uma área que necessitava urgentemente de atenção. Nesse período realizamos grandes avanços e trabalharemos para cumprir nossas metas principais”, declarou o governador Agnelo Queiroz.
 

A reunião, convocada pelo chefe do Executivo regional e articulada pela Casa Civil, teve como foco as ações desenvolvidas, nesses dois anos e cinco meses de governo, na educação integral, infantil, profissional e alfabetização de adultos, além dos objetivos para o próximo ano.
 

Desde 2011 -até o momento- foram nomeados 3.299 profissionais do magistério e 907 da carreira de assistência; mais de 56 mil famílias atendidas pelo Bolsa Família foram beneficiadas pelo programa “Cartão Material Escolar”, iniciado neste ano; além de terem inaugurado três creches, que funcionam em tempo integral.

 

Seis novos Centros de Educação Integrada (CEIs) foram entregues em São Sebastião, Brazlândia, Planaltina, Riacho Fundo, Estrutural e Samambaia, e reformas e construção parcial foram feitas em outras seis, localizadas no Gama, Cruzeiro, Taguatinga, Ceilândia, Cruzeiro e Samambaia.
 

“Temos metas ousadas para o DF até 2014. Entre elas, eliminar o analfabetismo de adultos, que é possível devido ao número reduzido que temos, e oferecer 25 mil vagas em 112 creches de tempo integral, para crianças de 0 a 5 anos”, afirmou Agnelo Queiroz.
 

Até o final deste mês está prevista a entrega, como reforço para o transporte escolar, de 32 ônibus acessíveis para pessoas com necessidades especiais e 74 coletivos para atender os alunos da Educação em Tempo Integral.
 

Espera-se, também, a aquisição 4 mil bicicletas pelo programa Caminho da Escola, para auxiliar os alunos que moram em locais considerados de vulnerabilidade social, prevista para o segundo semestre deste ano.
 

2014 – Além da erradicação do analfabetismo de adultos e a criação de mais creches até 2014 (33 previstas até o início do próximo ano), o GDF estuda ampliar o horário escolar em 237 unidades de ensino fundamental, o que beneficiaria 36 mil alunos.
 

“2014 vai ser o momento em que será refletido todos os esforços do governo para melhorar a educação do Distrito Federal”, destacou o secretário de Educação, Denilson Bento.
 

Além disso, o café da manhã oferecido atualmente em 120 escolas aumentará para 300 até o final de 2014, 114 quadras de esporte receberão cobertura, e 100% dos laboratórios de informática de todas as unidades de ensino do DF colocados em funcionamento.

 

(L.C./T.V.)