19/06/2013 às 16:11

Secretaria de Saúde participará de seminário nacional sobre humanização

Encontro reunirá 160 profissionais que representarão as unidades do Centro-Oeste

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde

 BRASÍLIA (19/6/13) – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal participará, amanhã (20) e sexta-feira (21), do 1º Seminário da Política Nacional de Humanização (PNH) Macrorregional Centro-Oeste, reunião do Ministério da Saúde que contará com representantes de todos os estados da região.

 

“Os eventos regionais dão norte para a agenda estratégica da Política de Humanização para o SUS”, destacou o coordenador Nacional de PNH, Gustavo de Oliveira, ao acrescentar que o seminário contribui para a construção coletiva das pautas do Seminário Nacional de Humanização, no segundo semestre.

 

Ao todo, 160 profissionais dos estados do Centro-Oeste participarão do seminário, ocasião em que serão abordados temas relativos à compreensão da PNH na rede pública de Saúde, além de ser um momento de compartilhamento de experiências na humanização de procedimentos relacionados à área.

 

A programação do seminário está organizada em três eixos temáticos: o método do apoio institucional; as redes de atenção e gestão da saúde; e os movimentos sociais na política pública.

 

O evento faz parte de uma série de encontros regionais que o Ministério da Saúde realiza desde o fim do ano passado para mapear o panorama da humanização do SUS nos diferentes estados brasileiros.

 

De acordo com a coordenadora da Central da Política de Humanização da Secretaria de Saúde, Simone Barcelos, cada regional de Saúde no DF dispõe de um coordenador regional da humanização, de forma a melhorar o atendimento prestado.

 

“Atualmente, temos um colegiado da PNH que dispõe de coordenadores regionais da PNH e representante de áreas estratégicas onde são discutidas a politica e as diretrizes pactuadas para implementação da política no âmbito regional”, explicou.

 

O 1º Seminário da PNH será realizado no Hotel Nacional de Brasília, das 8.30 às 18.00.

 

(F.M./M.D.)