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07/06/2024 às 18:05, atualizado em 08/06/2024 às 00:03
Secretaria de Educação apresentou as orientações pedagógicas para a construção coletiva do inventário social, histórico, cultural e ambiental das escolas rurais
O 1º Colóquio de Educação do Campo “Inventário de Realidade e Tarefas Educativas” reuniu, nesta quarta-feira (5), pesquisadores, gestores educacionais, professores e integrantes das Escolas do Campo do Distrito Federal no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo foi discutir políticas de educação do campo e celebrar o lançamento do inventário da realidade, também conhecido como estudo do meio.
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Educação Básica (Subeb), apresentou as orientações pedagógicas para a construção coletiva do inventário social, histórico, cultural e ambiental das escolas do campo. O material foi elaborado com a colaboração de professores e pesquisadores e visa nortear e fortalecer o processo de elaboração desse documento essencial pelas unidades escolares do campo.
“Precisamos pensar em formas de subsidiar as escolas pensando na realidade delas”
Claudimary Pires de Oliveira, chefe da Unidade de Gestão Articuladora
“Temos falar dessa escola que é plural, que é diversa. Precisamos pensar em formas de subsidiar as escolas pensando na realidade delas. Esse caderno vai conduzir as formações para fortalecer a política de educação do campo”, afirma Claudimary Pires de Oliveira, chefe da Unidade de Gestão Articuladora da Educação Básica da SEEDF.
O que é o inventário da realidade
O inventário da realidade é um instrumento fundamental para a educação do campo. Por meio da construção coletiva, alunos, professores e a comunidade escolar mapeiam aspectos sociais, históricos, culturais e ambientais que caracterizam o entorno da escola. A iniciativa permite uma compreensão mais profunda da realidade local, contribuindo para a criação de um currículo contextualizado e significativo para os estudantes.
A elaboração deste caderno é considerada um avanço significativo para a educação do campo, além de promover uma educação mais inclusiva, diversa e integrada. Com o material, docentes e discentes têm acesso a um recurso que incorpora saberes ancestrais e culturais ao aprendizado cotidiano, proporcionando uma educação prática e orgânica que respeita as especificidades de cada comunidade camponesa.
Diretrizes pedagógicas
As orientações pedagógicas para a construção coletiva do inventário da realidade oferecem um guia abrangente para as escolas do campo, incluindo fundamentos teóricos e metodológicos; sugestões de atividades; e casos concretos de inventários já elaborados por escolas do campo, servindo de inspiração e referência.
Regido pelo princípio da organicidade, o material contribui para um ensino e aprendizagem mais contextualizado, significativo e participativo. A organicidade valoriza a direção coletiva e a divisão de tarefas, promovendo decisões coletivas e compromissos individuais.
*Com informações da Secretaria de Educação