12/06/2024 às 13:23, atualizado em 13/06/2024 às 09:14

Aberta seleção para pesquisadores sobre violência contra profissionais de enfermagem

Com inscrições abertas até o dia 23 deste mês, edital do projeto do IPEDF oferece 13 vagas em diversas áreas 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) lançou o Edital de Chamada Pública nº 3/2024 para seleção de pesquisadores bolsistas no projeto Violência contra profissionais de enfermagem no Distrito Federal.

A pesquisa buscará identificar os antecedentes das agressões, como elas ocorrem, quem são os agressores, além de analisar as consequências físicas, emocionais e psicológicas para as vítimas. Também serão investigados os desdobramentos desses episódios, como registros de denúncia e sanções disciplinares.

Vagas e áreas de atuação

O edital oferece um total de 13 vagas – seis para pesquisadores com mestrado e sete para graduados. As áreas de formação aceitas incluem enfermagem, psicologia, saúde coletiva, ciências sociais, ciência política, sociologia, antropologia, políticas públicas, gestão de políticas públicas, política social, serviço social, estatística e economia.

Os pesquisadores selecionados terão bolsas com duração de quatro meses e atuarão na qualificação e mapeamento das violências contra profissionais de saúde na rede de saúde do DF.

O IPEDF incentiva a candidatura de mulheres, pessoas que se identifiquem como LGTBQIA+, negras, indígenas, pessoas com deficiência e de todas as origens e idades. Confira o edital.

As inscrições estarão abertas até o dia 23 deste mês,  no formulário disponível neste link

*Com informações do IPEDF