Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
12/06/2024 às 16:41, atualizado em 12/06/2024 às 17:02
Entre os temas abordados se destacaram a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão e as estratégias de integração
Brasília recebeu o II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres, realizado terça (11) e quarta (12), no Museu da República. O evento, promovido pelo Ministério das Mulheres, teve como principal objetivo debater políticas públicas voltadas para o público feminino. A Secretaria da Mulher (SMDF) marcou presença, participando das discussões e contribuindo para o enriquecimento dos debates.
O evento teve o público-alvo de gestoras de políticas para as mulheres dos governos estaduais, distrital e municipais e discutiu temas como a gestão das políticas, o intercâmbio de experiências, a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, orçamento, e as estratégias de integração e articulação das políticas para mulheres. O primeiro ato foi a assinatura do protocolo de intenções entre o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério das Mulheres para implementar a Política Nacional de Clima, Justiça Climática e Participação das Mulheres nas Políticas Ambientais.
“Reconhecer o papel que todas as gestoras municipais e estaduais têm feito na implementação da política pública para as mulheres é essencial. O grande desafio é discutir o empoderamento das mulheres, pois precisamos sair daqui cheias de poder para todas. Precisamos estar fortalecidas. Precisamos pensar em eleger mulheres e estabelecer metas. As mulheres precisam ter a quem recorrer”, defendeu a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.
Durante os dois dias de evento, a ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão foi destacada como ponto de partida para mudanças necessárias. A secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, destacou a importância do evento para o fortalecimento das políticas de gênero.
“Esse fórum foi uma oportunidade ímpar para discutirmos e compartilharmos experiências que podem transformar a realidade das mulheres em todo o Brasil. A troca de conhecimento e a integração das políticas públicas são essenciais para avançarmos na promoção da igualdade de gênero aqui no Distrito Federal”, reforça Giselle.
Foram apresentadas no fórum experiências de sucesso nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Pará e no Distrito Federal, que conta com 17 equipamentos públicos de atendimento à mulher. Essas unidades da Federação mostraram como é possível promover a igualdade de gênero e garantir os direitos das mulheres por meio de ações concretas e eficazes.
*Com informações da Secretaria da Mulher