18/06/2024 às 16:43

Pesquisa revela satisfação com atendimento via WhatsApp sobre meio ambiente

Iniciativa é avaliada como excelente por 80% dos entrevistados pelo Instituto Brasília Ambiental

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Gerência de Fauna Silvestre (Gefau) do Instituto Brasília Ambiental, elaborou mais uma pesquisa para saber a opinião dos usuários do seu atendimento feito por meio do WhatsApp. O resultado mostrou que 80% dos entrevistados consideram o atendimento excelente.

Questões que envolvem criação de pássaros são a maioria apresentada pelo WhatsApp | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

De 2021 a 2023/2024, o número de pessoas que disseram estar muito satisfeitas com o atendimento cresceu de 70% para 80%. Além disso, no mesmo período houve uma queda de 8% de pessoas não satisfeitas. Outro dado é que, em 2021, 89% recomendavam o serviço para outra pessoa – porcentagem que, em 2023/2024, subiu para 92%.

A pesquisa de satisfação dos atendimentos abrangeu o período de  28/3/2023 a 29/2 deste ano, envolvendo de 300 dias úteis. Foi enviada para 769 pessoas, das quais 50 devolveram os formulários respondidos, o que representa 6,5% do público atendido no período.

Demandas

“Esse avanço reflete nosso compromisso contínuo em melhorar a qualidade do serviço prestado, garantindo que cada cidadão se sinta ouvido e atendido de maneira exemplar”, afirma o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer. 

“O WhatsApp permite que mais atendimentos sejam realizados do que em uma ligação telefônica”, avalia o gerente de Fauna do Brasília Ambiental, Rodrigo Santos. “Como demonstrou a pesquisa, os resultados são satisfatórios e o modelo empregado é um sucesso.”

Segundo o gerente, a maior demanda do atendimento via WhatsApp é sobre a criação de pássaros, questões que envolvem o Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass). O canal de atendimento funciona apenas para envio de mensagens e não para ligação.

Conteúdo 

A primeira pergunta da pesquisa avalia a satisfação geral com o atendimento, classificado por 80% dos entrevistados como excelente, por 18% como bom e por 2% como péssimo.

A segunda pergunta procurou avaliar o quanto o cidadão está satisfeito com a solução apresentada durante o atendimento. Dos participantes, 90% se disseram satisfeitos, 8% se manifestaram parcialmente satisfeitos e 2% disseram não ter encontrado satisfação.

A última pergunta – se o cidadão recomendaria o canal de atendimento do setor de fauna do Brasília Ambiental – teve 92% de respostas positivas, enquanto, 2% disseram não recomendar e 6% se posicionaram de forma neutra.

 

*Com informações do Brasília Ambiental