18/06/2024 às 16:51

Em Samambaia, premiação da etapa regional dos Jogos Escolares celebra espírito esportivo

Agora, os ganhadores de cada Regional de Ensino disputam a etapa distrital, que começou no início deste mês 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O complexo cultural de Samambaia foi palco da premiação da etapa regional dos Jogos Escolares da cidade, das modalidades vôlei e basquete, nesta terça-feira (18). Além de promover a prática esportiva entre os jovens, o evento reforçou o espírito de competição saudável. A cerimônia de premiação contou com a apresentação da Orquestra de Sopro e Percussão do Colégio CCI de Samambaia e do grupo Comunidade Expressão Cultural da Arte Brasileira (Cecab) Capoeira.

O grupo Comunidade Expressão Cultural da Arte Brasileira Capoeira foi uma das atrações da premiação | Foto: Mary Leal/SEE

“É um prazer estar aqui hoje premiando esses jovens, ainda mais nesses jogos, que foram os maiores que nós já tivemos”, comentou o coordenador da Regional de Ensino de Samambaia, Celso Antônio Silva. “Esperamos trazer na etapa distrital muitos prêmios para Samambaia.”

Os Jogos Escolares do Distrito Federal são divididos em três etapas – regional, distrital e nacional –  e representam uma oportunidade única para os estudantes demonstrarem seus talentos atléticos e representarem suas escolas com orgulho.

Na fase regional, as escolas locais competem entre si, buscando garantir uma vaga na etapa distrital. Os campeões de cada modalidade asseguraram seu lugar na próxima fase, que começou no início deste mês, quando enfrentaram os vencedores das outras regiões administrativas do DF.

Agora, depois de celebrar a vitória na etapa regional, os vencedores se preparam para enfrentar novos desafios. “Agora vamos nos esforçar novamente para entregar o nosso melhor e, quem sabe, ganhar de novo”, afirmou Pablo Braia, aluno do Centro Educacional 619 de Samambaia e integrante da equipe de vôlei vencedora da etapa regional dos Jogos.

Inclusão

Durante os Jogos Escolares também são disputadas as modalidades paralímpicas, oferecendo oportunidades para estudantes com deficiência participarem de competições de atletismo, natação e bocha. O objetivo é promover a igualdade e o acesso ao esporte para todos os jovens.

Com categorias divididas por faixa etária, dos 11 aos 17 anos, os Jogos Escolares do DF promovem a saúde e o bem-estar entre os estudantes e cultivam valores como trabalho em equipe, disciplina e espírito esportivo.

 

*Com informações da Secretaria de Educação do DF