19/06/2024 às 20:06

Inteligência artificial e experiência do usuário marcam o terceiro dia da 8ª Semana de Controle

Oficinas foram dedicadas a incentivar a inovação no serviço público

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

As atividades da 8ª Semana de Controle, promovida pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), seguiram nesta terça-feira (18). No terceiro dia do evento, foram realizadas duas oficinas: uma virtual via Microsoft Teams e outra presencial, na Escola de Governo do DF (Egov).

A oficina presencial foi conduzida por Maria Fernanda Cortes, ouvidora-geral interina do DF, e Cecília Fonseca, subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF. Intitulada Experiência do Usuário e Governança de Serviços, a oficina integrou os participantes em uma dinâmica para explorar diferentes perspectivas sobre problemas enfrentados no governo do DF.

A oficina apresentou uma dinâmica para explorar diferentes perspectivas sobre problemas enfrentados no governo | Fotos: Divulgação/ CGDF

“Pensamos em uma oficina diferenciada, trazendo perspectivas comuns aos servidores públicos”, explicou Maria Fernanda. “Implementamos conceitos de design thinking, insights comportamentais e casos reais para analisar situações fictícias”, completou.

Caso fictício

A dinâmica foi baseada em ferramentas de governança e serviços desenvolvidas por elas, com foco na perspectiva do usuário. Os participantes foram divididos em grupos para analisar um caso fictício, porém baseado em rotinas reais da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho do DF (SubSaúde).

Na simulação, um professor da rede pública adoece e precisa lidar com burocracias relacionadas a um atestado de 15 dias e a perícia médica. Cada grupo representou um personagem da história, como o professor ou servidores da SubSaúde. Ao final, os resultados serão entregues ao Subsaúde, como forma de auxílio.

“Queremos que cada servidor saia dessa oficina como agente de transformação, com uma base de ferramentas de inovação e foco no usuário na aplicação de políticas de governança”, comentou Cecília. “Não queremos criar dependência, mas promover autonomia para que compartilhem melhorias nos órgãos onde atuam e melhorem a vida dos cidadãos que utilizam os serviços públicos”, concluiu.

Oficina virtual

A oficina ChatGPT e Office 365: Ferramentas que vão te ajudar no dia a dia relacionou os avanços tecnológicos e a rotina dos servidores

A oficina virtual, com o tema ChatGPT e Office 365: Ferramentas que vão te ajudar no dia a dia, foi coordenada pelos assessores de tecnologia da informação da CGDF, Vladimir Wuerges e Luciano Helou.

“As ferramentas de IA estão ganhando destaque no meio corporativo pelo enorme potencial e aplicações infinitas. Compartilhamos algumas ideias com os participantes da Semana de Controle”, disse Vladimir. “Também estamos aprendendo nessa jornada tecnológica em constante atualização”, acrescentou.

Luciano iniciou o encontro abordando o ChatGPT, explicando como a plataforma pode facilitar a rotina de trabalho e os cuidados necessários ao utilizá-la. Ele enfatizou a importância da clareza e especificidade na geração de comandos para garantir a qualidade das respostas.

Luís Paulo de Carvalho, auditor da Subcontroladoria de Controle Interno (Subci) da CGDF, compartilhou exemplos práticos do uso das ferramentas de IA em sua rotina de trabalho. Vladimir apresentou o CoPilot, conhecido como “o ChatGPT da Microsoft”, destacando as funcionalidades e realizando demonstrações, incluindo a criação de um soneto pelo programa.

Bruno Siqueira Silveira, da Braz Software, parceira da Microsoft, destacou as principais utilidades do Office 365, como as funcionalidades do Microsoft Teams que muitos desconhecem. Além de Word e Excel, mencionou a aplicação de ferramentas como OneDrive e SharePoint na cultura de colaboração e produtividade.

*Com informações da CGDF