21/06/2024 às 18:24, atualizado em 21/06/2024 às 19:41

Oficinas da 8ª Semana de Controle da CGDF debateram inovação e governança de serviços

Minicursos da CGDF visaram simplificar documentos e aprimorar serviços para os usuários

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

Nas últimas oficinas da 8ª Semana de Controle da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), na quinta-feira (20), foram sugeridas práticas para elaboração de projetos e ações focados na recepção do público. Este é um dos conceitos ESG que coloca o cidadão como objetivo central das entidades, tanto públicas quanto privadas. Virtualmente, mais de 160 pessoas participaram da oficina “Design de informação: Como fazer documentos atrativos e fáceis de entender”. Já, presencialmente, na Escola de Governo do DF (Egov), foi realizado novamente o minicurso “Experiência do usuário e governança de serviços”, já ministrado na terça-feira (19).

As duas formações práticas tiveram o objetivo de compartilhar conteúdos e técnicas que promovem a inovação no setor público. As oficinas foram projetadas para capacitar servidores e aumentar a eficácia do Estado, seja melhorando a utilização de serviços ou incentivando a adoção de novas tecnologias.

Na oficina presencial, os servidores participaram de dinâmicas em que tinham de se colocar no lugar do usuário de serviços governamentais | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Erik Nybo, especialista em legal design na Bits Academy, ministrou o laboratório online. No curso, Erik apresentou dicas valiosas para simplificar a comunicação e melhorar o visual dos documentos.

Para implementar os conhecimentos dessa área, é necessário entender problemas como o volume de dados, a linguagem complexa, e a confiabilidade das informações. A apresentação incluiu exemplos de marcas que usam o design para persuadir pessoas a tomar determinadas atitudes.

Aplicando as dicas, espera-se a criação de documentos de maior qualidade, melhores práticas de acessibilidade, cumprimento de contratos e menos litígios. No Poder Judiciário, o design de informação pode aumentar a celeridade e a taxa de êxito. Os participantes puderam compartilhar experiências e tirar dúvidas.

Aplicando as dicas, espera-se a criação de documentos de maior qualidade, melhores práticas de acessibilidade, cumprimento de contratos e menos litígios

A prática acompanha um decreto recente do GDF que determina a utilização da linguagem simples para facilitar a comunicação oficial.

Servidor como usuário

Maria Fernanda Cortes, ouvidora-geral interina do DF, e Cecília Fonseca, subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF, conduziram novamente o encontro formativo. Alguns servidores participaram mais uma vez para aprofundar o conteúdo, enquanto outros aproveitaram para recuperar o que perderam.

Incentivar os alunos a pensarem em múltiplas soluções foi um dos objetivos do curso. Maria Fernanda explicou: “Diante de um problema, tendemos a aceitar a primeira solução que surge. Queremos que, após este treinamento, eles se coloquem na posição de quem vai usar o serviço proposto. Dizemos a eles: ‘não se contentem com a primeira solução’”.

*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF)