21/06/2024 às 18:32

Entrevista sobre inovações nos serviços públicos encerra 8ª Semana de Controle da CGDF

O bate-papo trouxe a importância das ciências comportamentais para a solução de problemas na administração pública

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

Encerrando a programação da 8ª Semana de Controle da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), foi realizado, nesta sexta-feira (21), no Parque Tecnológico de Brasília, mais um ControlCast, o podcast da CGDF. Transmitido no YouTube pelo canal da TV Controladoria, o episódio teve como tema “Insights comportamentais para soluções de problemas públicos”.

A chefe da Assessoria de Comunicação da CGDF (Ascom), Lanier Rosa, conduziu a entrevista com a convidada Marizaura Camões, coordenadora de Inovação e Ciências Comportamentais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

“A troca de experiências e o compartilhamento de conhecimento são fundamentais para impulsionar a inovação no setor público”, disse Marizaura Camões (à esquerda) | Foto: Divulgação/CGDF

Durante o bate-papo, foram abordadas diversas estratégias e inovações implementadas para aprimorar os serviços oferecidos aos cidadãos, tendo como foco a transformação, atualização e aproximação da máquina estatal da realidade popular.

“É fundamental simplificar processos burocráticos e adotar uma linguagem acessível para facilitar a interação dos cidadãos com os serviços governamentais”, explicou. Neste tópico, foi destacada a importância de compreender as necessidades dos cidadãos para desenvolver soluções eficazes.

Fazendo referência aos temas debatidos durante a Semana, foi abordada a participação cidadã como um fator crucial no processo de melhoria dos serviços públicos. “Os cidadãos são os principais beneficiários do Estado. É essencial ouvi-los para oferecer soluções que realmente atendam suas demandas”, afirmou.

A entrevista evidenciou a importância de uma abordagem centrada no cidadão e na eficiência para o aprimoramento dos serviços públicos, reforçando o compromisso com uma administração mais ágil e transparente. Marizaura também ressaltou o papel das ciências comportamentais na formulação de políticas públicas.

“A gente faz governo pressupondo que as pessoas tomam decisões de forma racional. Uma lei é elaborada assim, por exemplo, ‘se você fizer isso, receberá tal e tal penalização’. Mas, existe uma série de estudos que deixa claro que as pessoas nem sempre recorrem à racionalidade para decidir. Por isso, sofremos com comportamentos prejudiciais, como uma má alimentação ou o uso do cigarro”, exemplificou a servidora do MGI.

A simplificação de processos foi um tema central na entrevista, com Marizaura mencionando o sucesso do programa Participa DF. Ela destacou que a redução significativa no tempo necessário para registro de reclamações demonstrou como pequenas mudanças podem gerar grandes impactos na eficiência dos serviços públicos.

Na conclusão da entrevista, Marizaura convidou os servidores públicos a se engajarem na rede de ciências comportamentais aplicadas ao governo. “A troca de experiências e o compartilhamento de conhecimento são fundamentais para impulsionar a inovação no setor público”, disse, exemplificando a Rede InovaGov da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Assista ao Controlcast na YouTube pelo canal da TV Controladoria.

*Com informações da CGDF