Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/07/2024 às 20:00
Finalidade é prevenir crimes de oportunidade dentro do ambiente hospitalar
Visando tornar a segurança dentro do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) ainda maior e mais eficaz, prevenindo qualquer tipo de crime de oportunidade e dando mais tranquilidade para todos os colaboradores da unidade hospitalar, o Núcleo de Segurança do HRSM vem adotando diariamente diversas medidas preventivas.
“Vamos realizar esse treinamento com todas as equipes, pois é essencial que todos entendam que podem contribuir com a segurança conjunta. Além disso, nosso setor está à disposição para dar apoio e suporte com qualquer dúvida ou situação”
Daniel Rabelo, chefe do Núcleo de Segurança do HRSM
Entre elas está o treinamento com os colaboradores de diversos setores. Nesta quarta-feira (3) e quinta-feira (4) foi a vez das equipes do Núcleo de Nutrição e Produção e da WB Nutri, empresa terceirizada responsável pelo fornecimento e preparo de toda a alimentação do HRSM, passarem pela capacitação.
Durante o encontro, o chefe do Núcleo de Segurança do HRSM, Daniel Rabelo, explicou sobre a importância de utilizar o crachá dentro do hospital, solicitar a identificação correta de quem estiver sem o item de identificação, até mesmo no refeitório, e falou dos crimes de oportunidades que podem ocorrer em um hospital, exemplificando situações reais já ocorridas e flagradas em vários ambientes hospitalares.
“O objetivo é orientar esses colaboradores da importância da identificação dentro do hospital, pois é uma segurança tanto para o profissional quanto para os pacientes. Há crimes de oportunidades que podem acontecer enquanto elas fazem a entrega das refeições, de repente um celular cai do bolso ou elas esquecem e algum acompanhante pode se aproveitar da situação para realizar um pequeno furto, por exemplo. Então, é importante deixar seus pertences particulares guardados quando for circular no hospital”, explica Rabelo.
Segundo o gestor, os crimes de oportunidade são corriqueiros e frequentes em ambiente hospitalar. Por conta disso, além de fazer o treinamento com as equipes do Núcleo de Nutrição e Produção e da empresa WB Nutri, também foi realizado, na última terça-feira (2), a capacitação com toda a equipe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HRSM, para reforçar medidas simples que são preventivas e de segurança.
“Vamos realizar esse treinamento com todas as equipes, pois é essencial que todos entendam que podem contribuir com a segurança conjunta. Além disso, nosso setor está à disposição para dar apoio e suporte com qualquer dúvida ou situação”, informa o chefe do Núcleo de Segurança do HRSM.
Recentemente, o Hospital Regional de Santa Maria passou pela instalação de diversas câmeras de monitoramento, o que ajuda na segurança tanto dos pacientes quanto dos profissionais que trabalham no local.
Supervisores de segurança
Nesta quinta-feira (4), os supervisores da empresa terceirizada Brasília Segurança também passaram por um treinamento rápido, onde repassaram suas dúvidas e receberam orientações acerca dos fluxos de segurança e normativas do HRSM com a participação do Núcleo de Ouvidoria.
“A finalidade do treinamento Ouvidoria in loco, realizado pelo Núcleo da Ouvidoria do HRSM, é fornecer uma explicação detalhada e exemplos práticos do trabalho desempenhado pela Ouvidoria no hospital, com o intuito de aprimorar a comunicação interna com as diversas áreas e otimizar o fluxo de informações precisas para os usuários do sistema de saúde”, explica a chefe de Ouvidoria do HRSM, Fabrícia Morais.
Segundo Rabelo, os treinamentos com os supervisores vão ocorrer semanalmente, visando a atualização de leis e normas, humanização do atendimento, controle e inteligência emocional, além de suporte a pessoas com deficiências e prioridades de atendimento preferencial, pois a equipe de segurança lida diretamente com os usuários e precisam de atualização constante.
*Com informações do IgesDF