16/07/2024 às 12:13, atualizado em 16/07/2024 às 19:27

Em construção, Casa da Mulher Brasileira no Recanto das Emas atenderá demanda da região sul

A expectativa é de que o novo equipamento público beneficie cerca de 500 mil pessoas na cidade e nas regiões administrativas vizinhas; também estão sendo erguidas outras três sedes em Sobradinho II, São Sebastião e Sol Nascente/Pôr do Sol

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

Uma nova unidade da Casa da Mulher Brasileira (CMB) está em construção no Recanto das Emas. Erguida logo na entrada da cidade em um terreno na Quadra 203, Lote 14, na Avenida Buritis, a futura sede tem o objetivo de ampliar o atendimento às mulheres do Distrito Federal que vivem na região sul, onde estão localizadas Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Santa Maria e Gama.

A expectativa é de que o equipamento público beneficie cerca de 500 mil moradores da área sul do DF com serviços de acolhimento às mulheres e enfrentamento à violência de gênero. “Com esta nova unidade, estamos garantindo que mais mulheres tenham acesso a serviços essenciais de acolhimento, capacitação e enfrentamento à violência”, destaca a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.

A expectativa é de que o equipamento público beneficie cerca de 500 mil moradores da área sul do DF com serviços de acolhimento às mulheres e enfrentamento à violência de gênero | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

As obras na unidade seguem avançando. A parte da alvenaria da edificação está praticamente concluída. Agora, os trabalhos estão focados nos acabamentos externos e internos do prédio, na construção do estacionamento, na implantação do bicicletário, no paisagismo e na instalação do mobiliário.

O espaço conta com 270 m² de área construída, com recepção, duas salas para atendimentos psicossociais, brinquedoteca com fraldário, duas salas administrativas, uma sala multiúso, espaço de convivência, varanda, quatro banheiros, cozinha e depósito. Além disso, a unidade terá um estacionamento com 18 vagas para veículos e cinco para motos e um bicicletário com capacidade para cinco equipamentos.

“A importância desta casa vai além da infraestrutura; ela simboliza a nossa dedicação em proporcionar um espaço seguro e de apoio, onde cada mulher possa encontrar a ajuda necessária para reconstruir sua vida e conquistar sua autonomia”, complementa a titular da pasta.

O investimento total nas quatro construções é de R$ 8,8 milhões, provenientes de emendas federais e contrapartidas do Governo do Distrito Federal (GDF)

Ampliação do serviço

Atualmente, o DF conta com uma Casa da Mulher Brasileira em funcionamento em Ceilândia. Só no ano passado, o espaço realizou cerca de nove mil atendimentos para 3,2 mil mulheres. Outras três sedes também estão em construção em Sobradinho II, São Sebastião e Sol Nascente/Pôr do Sol. Todas seguem o mesmo padrão da estrutura do Recanto das Emas.

O investimento total nas quatro construções é de R$ 8,8 milhões, provenientes de emendas federais e contrapartidas do Governo do Distrito Federal (GDF). As unidades do Recanto das Emas, Sobradinho II e Sol Nascente/Pôr do Sol contam com emendas de bancada dos deputados federais do DF, enquanto a sede de São Sebastião é construída com recurso da emenda do deputado federal Julio Cesar.

As obras são uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos com a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), que fica responsável pelo acompanhamento e fiscalização da obra em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

16/07/2024 - Em construção, Casa da Mulher Brasileira no Recanto das Emas atenderá demanda da região sul