17/07/2024 às 14:26

Lagoa dos Patos, no Parque da Cidade, passará por limpeza no sábado (20)

Terceira edição da ação Amigos do Parque vai conscientizar público sobre os danos de jogar lixo no local

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A ação Amigos do Parque chegará à terceira edição neste sábado (20), às 9h no Estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek. A data será marcada por uma grande limpeza da Lagoa dos Patos. A iniciativa é do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, a Administração do Parque, a equipe de mergulhadores SUB-DF e os reeducandos do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária.

“Esta já é a terceira edição do evento e cada vez mais percebemos a importância de manter a Lagoa dos Patos limpa, não só para preservar a beleza deste importante ponto de lazer no maior parque urbano da cidade, mas também para promover a conscientização ambiental”, afirma o presidente do SLU, Luiz Felipe Cardoso de Carvalho. Ele destaca, ainda, que ações como essa são fundamentais para reforçar a importância do descarte correto de resíduos.

Na última limpeza da Lagoa dos Patos, foram retiradas quase 2 toneladas de lixo do local | Foto: Edmundo Ribeiro/SEL

Além de limpar o ambiente para promover o bem-estar dos animais e visitantes, a ação visa conscientizar sobre a importância de não se jogar lixo na lagoa. O SLU será responsável por dar o destino adequado aos resíduos retirados. Na última ação, realizada em agosto de 2023, foram retiradas quase 2 toneladas de resíduos da lagoa, como galhos, plástico, latas e até objetos inusitados como partes de celulares.

Na avaliação do secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, a terceira ação de limpeza no lago demonstra um compromisso coletivo com a preservação ambiental e a sustentabilidade. “É de grande importância que continuemos a cuidar e a monitorar o lago e seus arredores, adotando práticas sustentáveis e promovendo a educação ambiental contínua. Essa nova etapa de limpeza reflete não apenas na capacidade do GDF em agir localmente para impulsionar impactos positivos, mas também como e de fortalecer a determinação na promoção de ações que possam assegurar o bem-estar dos frequentadores que passam diariamente pelo Parque”, declara.

Lagoa dos Patos

Localizada em uma área de 157 mil m², a Lagoa dos Patos é lar de tilápias, carpas, gansos e patos, sendo um espaço vital não apenas para a fauna local, mas também para o lazer dos brasilienses há mais de quatro décadas. Nos fins de semana, o local é um ponto de encontro para piqueniques e momentos de conexão com a natureza.

*Com informações do SLU