19/07/2024 às 18:07

Colônia de férias do Planetário desperta o interesse das crianças pela ciência

De forma leve e descontraída, a garotada aprendeu conceitos da astronomia, da astronáutica e de outras ciências

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

Crianças de 6 a 12 anos puderam aprender sobre astronomia, astronáutica e outras ciências enquanto se divertiam com as oficinas pedagógicas da colônia de férias do Planetário de Brasília, realizada terça (16) e quarta-feiras (17).

Os participantes de 9 a 12 anos aprenderam a montar e lançar um foguete feito com garrafa pet | Fotos: Divulgação/ Secti-DF

Além de assistir à sessão da cúpula e conhecer as exposições que compõem o acervo, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver atividades lúdicas, planejadas de acordo com a faixa etária. Para a garotada de 6 a 8 anos, foi ministrada a oficina “Nebulosa no pote”. Já a turma de 9 a 12 anos aprendeu a montar e lançar um foguete feito com garrafa pet.

Camila Nunes, mãe de um dos participantes, escolheu a colônia de férias porque o filho é apaixonado por astronomia. “Quando nos mudamos para Brasília, viemos conhecer o Planetário. E ele ficou encantado! Esta é a segunda vez que participa da colônia”, afirmou.

Com muita diversão, as crianças aprendem conceitos da astronomia, características do sistema solar e teorias sobre a origem do universo, entre outros temas. Durante a montagem dos foguetes, elas utilizam toda a criatividade para colocar o conhecimento adquirido em prática.

A programação foi encerrada com o momento de lançamento. Participantes, responsáveis e visitantes acompanharam os preparativos e fizeram até contagem regressiva. A cada novo lançamento, as crianças torceram por suas equipes e vibraram com o desempenho dos foguetes.

Participantes, responsáveis e visitantes acompanharam os preparativos para o lançamento dos foguetes e fizeram até contagem regressiva

A cada nova edição, a colônia de férias do Planetário tem despertado o interesse de um número crescente de crianças pelo conhecimento científico.

*Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação