24/07/2024 às 17:39

Capacitação de servidores da assistência social fortalece atendimento à população

Plano de formação organiza qualificações para período de 2024 a 2027; cursos ocorrem nas modalidades presenciais, a distância ou em sistema híbrido

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes) anunciou o lançamento do Plano de Formação e Educação Permanente (Pfep) para o período de 2024 a 2027. Publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), em 4 de julho, o documento planeja a capacitação dos servidores, com o objetivo de fortalecer os serviços prestados à população.

O Plano de Educação Permanente reflete as necessidades de capacitação identificadas pelos próprios servidores, com base em respostas obtidas através de formulário eletrônico | Foto: Renato Raphael/ Sedes-DF

“Capacitar profissionais é um investimento crucial para oferecer um atendimento de qualidade à população, especialmente ao nosso público em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

O plano de formação é baseado nas diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (Pnep/Suas) e na Política Nacional da Assistência Social (Pnas). Essas normas ajudam a orientar como os serviços, programas e projetos devem ser realizados. Além disso, elas organizam a formação e a educação contínua das pessoas que trabalham nas unidades de assistência social.

“O Plano de Educação Permanente reflete as necessidades de capacitação identificadas pelos servidores, elaborado com base nas respostas obtidas através de formulário eletrônico”, explica a coordenadora de Educação Permanente da Sedes,Janine Bastos. 

As principais necessidades de capacitação identificadas para os próximos anos (2024-2027) abrangem temas relacionados ao comportamento, como comunicação, gestão de pessoas e criatividade; à área técnico-administrativa, incluindo atendimento ao público, informática e conhecimento jurídico, e a questões pertinentes à assistência social, como infância e juventude, violação de direitos, segurança alimentar e trabalho infantil, entre outros.

A proposta é disseminar esses conhecimentos entre os profissionais, técnicos e especialistas que atuam nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dos centros Pop e outras unidades.

Segundo a Gerência de Formação da Sedes, a partir dos temas abordados, a secretaria vai promover o desenvolvimento e a atualização dos assuntos de maneira contínua, havendo adaptação às mudanças por meio de cursos, oficinas e outras ações educacionais oferecidas, inclusive, na Escola Virtual.

Atualmente, a Escola Virtual conta com 4.005 usuários e oferece 57 cursos; de janeiro a junho de 2024, foram lançados seis novas formações e três certificações | Foto: Divulgação/ Sedes-DF

Cursos online

Relançada em julho, a plataforma de ensino da Sedes trouxe melhorias que facilitam o acesso aos conteúdos pelos servidores, como filtros por área de conhecimento, modalidade e tipo de inscrição, além de espaços para perguntas frequentes, sugestões e comentários.

A  novidade é que, a partir do relançamento do ambiente virtual, os certificados emitidos passarão a ter validade no âmbito do Governo do Distrito Federal (GDF). 

Os cursos da Escola Virtual são exclusivos para servidores da Sedes. No entanto, trabalhadores de organizações da sociedade civil (OSC) parceiras da pasta podem participar mediante preenchimento de termo de compromisso e autorização da chefia.

Atualmente, a plataforma da Sedes conta com 4.005 usuários e oferece 57 cursos. Nos primeiros seis meses de 2024, foram lançados seis cursos e três certificações, com 478 certificados emitidos.

*Com informações da Sedes