28/07/2024 às 16:11

Brasília terá voos diretos para Cancún e Bogotá até o fim do ano

Aumento de voos internacionais conta com participação direta do GDF, que também tem negociado a inclusão de voos sem conexão saindo do DF com destino a Itália, Espanha, Cuba e República Dominicana

Por Mayara da Paz e Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Para os viajantes que passam pelo Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek, embarcar para Bogotá, na Colômbia, e para Cancún, no México, sem escalas, passará a ser uma realidade. Os destinos sairão do Distrito Federal a partir de outubro e dezembro, respectivamente.

Quando forem inaugurados, os trechos serão somados aos outros sete destinos que já saem de Brasília sem conexões: Lisboa (Portugal), Cidade do Panamá (Panamá), Miami e Orlando (Estados Unidos), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e Santiago (Chile). E novos destinos podem estar no horizonte. O GDF está negociando mais voos internacionais direto de Brasília com algumas companhias aéreas estrangeiras.

No ano passado, 14.860.880 passageiros circularam pelo aeroporto de Brasília, que alcança a marca do terceiro mais movimentado do país, atrás apenas dos dois aeroportos paulistas | Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

 

“Estamos negociando voos diretos de Brasília para Roma, na Itália; para a Espanha; para Cuba; e para a República Dominicana. Ou seja, estamos em permanentes conversas para conquistarmos essas novas rotas para a cidade”, destaca o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto.

O aumento de voos internacionais conta com a participação direta do Governo do Distrito Federal (GDF), que tem como compromisso fomentar o turismo da capital, movimentando a economia, impulsionando o comércio e diversos outros segmentos de Brasília.

No ano passado, 14.860.880 passageiros circularam pelo aeroporto de Brasília, que alcança a marca do terceiro mais movimentado do país, atrás apenas dos dois aeroportos paulistas – Congonhas e Guarulhos. Além disso, o DF possui o maior fluxo internacional fora do eixo Rio-São Paulo.

Desde o início de sua gestão, o governador Ibaneis Rocha tem demonstrado total dedicação em tornar o DF mais atraente para o turismo. “Essa tem sido a minha missão: atrair, cada vez mais, visitantes para nossa capital”, afirma o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

Segundo a Secretaria de Relações Internacionais, a oferta de novos voos diretos saindo de Brasília é fruto de negociações com as embaixadas internacionais instaladas na capital. A ideia é fortalecer o intercâmbio cultural e também comercial entre esses países e Brasília.

“Atrair novas rotas para Brasília melhora o intercâmbio cultural, o comercial, o turismo e as arrecadações”

Paco Britto, secretário de Relações Internacionais

“Temos um aeroporto de excelência e reconhecido internacionalmente. Brasília é a capital do país, um hub que, além de tudo, é o único lugar do país que liga a todas as demais capitais brasileiras. Atrair novas rotas para Brasília melhora o intercâmbio cultural, o comercial, o turismo e as arrecadações”, diz o secretário Paco Britto.

A ampliação da oferta de voos é considerada essencial para Kiara Coelho, sócia de uma agência de viagens de Brasília, que vê na diversificação dos destinos uma oportunidade de trazer mais negócios e fechar mais contratos com outras regiões do país.

“O aeroporto de Brasília é excelente, e temos uma ótima localização, bem central. Essas rotas internacionais diretas são essenciais”

Kiara Coelho, empresária

“O aeroporto de Brasília é excelente, e temos uma ótima localização, bem central. Essas rotas internacionais diretas são essenciais. A gente atende clientes no Brasil todo, mas ter essas opções saindo do DF valoriza também o nosso trabalho. Ter essas rotas com certeza facilita muito no nosso argumento de venda”, observa.