" /> ">

04/07/2013 às 16:45, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Encontro discute desenvolvimento do DF

Evento “Brasília – o futuro da capital do País” comemora os 30 anos de existência do DFTV

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Castro/GDF – 04/07/2013

 BRASÍLIA (4/7/2013)- Investir em educação, qualificação profissional e sustentabilidade e, com isso, atrair empresas preocupadas com o meio ambiente foi o discurso defendido pelo governador Agnelo Queiroz, no seminário “Brasília – o futuro da capital do País”, que comemora os 30 anos de existência do DFTV.

 

“O crescimento do DF deve ocorrer com investimento em educação -o principal ativo para o desenvolvimento- e com sustentabilidade, que são virtudes que vão atrair para o DF empresas ‘limpas’, que se preocupam com a sustentabilidade”, argumentou o chefe do Executivo local, na solenidade sediada no Memorial JK.

 

“Brasília vive um momento muito especial em seu desenvolvimento, e essa é uma oportunidade para discutir ideias e soluções (para Brasília)”, enalteceu o diretor da TV Globo do DF, Luiz Machado Chaves.

 

O governador aproveitou o encontro para lembrar o novo plano de cargos e salários dos professores aprovado recentemente e reafirmar o objetivo de extinguir o analfabetismo até 2014, que, caso o feito seja alcançado, tornará Brasília a primeira capital a zerar o número de pessoas que não sabem ler nem escrever.

 

Outro assunto discutido no evento foi acerca dos investimentos feitos em escolas que prestam assistência contínua de 7 a 10 horas, modalidade presente em 23 unidades de Ensino Fundamental e que será expandida para a Educação Infantil, com a construção de 112 creches.

 

“Esse é um modelo que pode dar certo, porque estímulos permanentes induzem o aluno a produzir conhecimento”, elogiou o graduado em Filosofia e Doutor em Sociologia, Pedro Demo, Ex-Secretário-Geral-Adjunto no Ministério da Educação, ao avaliar que o sistema brasileiro de educação precisa de mudanças.

 

Segundo o governador, a educação, assim como os investimentos para que Brasília seja sustentável, atrairá empresas que querem investir em lugares com qualidade de vida e sustentabilidade.

 

Por isso, o DF recebe recursos para o projeto “Brasília cidade Parque”, em que 72 parques e 22 Áreas de Proteção Ambiental (APA) passarão por revitalização.

 

“Nós já lançamos a revitalização de 31 parques, que serão de uso sustentável e terão pistas de caminhada e playgrounds (parquinhos infantis). Nós vamos morar em um verdadeiro parque”, comemorou Agnelo Queiroz.

 

O evento, que também contou com a participação de outras autoridades locais e especialistas, se estende até o fim do dia com assuntos como educação, infraestrutura, desenvolvimento e sustentabilidade, e ocorreu para celebrar as três décadas do noticiário local da TV Globo.

 

(M.D.)