02/08/2024 às 10:29

BRB Mobilidade diversifica meios de pagamento a usuários de transporte público

É possível pagar via cartão de crédito e débito diretamente nos validadores de todos os ônibus ou fazer a recarga do cartão Mobilidade via Pix no aplicativo, o que já operacionalizou, desde 2023, um valor superior a R$ 76 milhões

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Desde que assumiu a operacionalização do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do DF, em novembro de 2019, o BRB já movimentou R$ 3,7 bilhões e implementou diversas melhorias com o propósito de transformar a experiência do usuário de transporte público, a partir do incentivo tecnológico e da diversificação e digitalização dos meios de pagamento.

“É fundamental apresentarmos opções práticas de pagamento para a população, economizando o tempo de quem utiliza o transporte público e atendendo com eficiência”, afirma o presidente do banco, Paulo Henrique Costa. “Trabalhamos para proporcionar uma experiência de mobilidade urbana mais moderna e inclusiva para todos.”

Em 2023, o BRB Mobilidade disponibilizou a recarga do cartão Mobilidade via Pix no aplicativo e, desde então, operacionalizou um valor superior a R$ 76 milhões na recarga de cartões por este meio de pagamento. Com o Pix, os mais de 495 mil usuários do aplicativo podem adquirir créditos de transporte com agilidade e comodidade, pois a ferramenta permite que o valor transferido fique disponível para ser utilizado no transporte de forma imediata.

Serviços identificados

658%

Índice de crescimento do valor comercializado por recargas de Pix desde o lançamento do aplicativo, em agosto de 2023

Desde agosto de 2023, quando o aplicativo foi implantado, até junho deste ano, o valor comercializado pelas recargas por Pix teve crescimento de 658%. A adesão a esse meio de pagamento pelos usuários também aumentou e, hoje, corresponde a 55% das recargas realizadas. Considerando as recargas dentro do BRB Mobilidade, o Pix já representa 99%.

Além da recarga do cartão via Pix ou boleto, o aplicativo BRB Mobilidade possui um chatbot integrado à Central de Atendimento, por meio do qual é possível acompanhar o saldo e extrato do cartão na palma da mão, esclarecer dúvidas e agilizar as demandas dos usuários.

Também resultado desta diversificação, o BRB Mobilidade implementou o pagamento via cartão de crédito e débito diretamente nos validadores de todos os ônibus. É possível fazer pagamentos utilizando as bandeiras Mastercard, Visa e Elo, de qualquer banco emissor, com a tecnologia contactless (por aproximação), ou ainda com as carteiras digitais, por meio de celulares ou com acessórios com a tecnologia NFC.

Cartões

Outras entregas recentes foram o aumento da quantidade de pontos de recarga e emissão de cartões Mobilidade, por meio do credenciamento das empresas de ônibus para uso das novas maquininhas da BRBPay, além da disponibilização de recarga para terceiros via aplicativo BRB Mobilidade.

Para facilitar a rotina da população que utiliza o transporte público e dar suporte aos usuários do cartão Mobilidade, o BRB Mobilidade ainda implementou, em junho, 25 novos pontos de retirada de cartões e recarga. Agora são, ao todo, 151 pontos de atendimento disponíveis à população do DF.

O BRB Mobilidade seguirá com a promoção de melhorias para os usuários do transporte público. Entre elas, está prevista a implantação do bilhete único para os ônibus por meio da emissão de um QRCode.

*Com informações do BRB