02/08/2024 às 14:43, atualizado em 02/08/2024 às 15:24

Campanha ‘Mulher, Não se Cale!’ é lançada na Feira Central de Ceilândia

Ação abre o calendário de atividades do mês de conscientização pelo fim da violência de gênero

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Nesta sexta-feira (2), a Feira Central de Ceilândia foi palco do lançamento da campanha Mulher, Não se Cale!, promovida pela Secretaria da Mulher do DF (SMDF) em parceria com o Instituto Inside Brasil. O evento marcou a abertura oficial do calendário de atividades do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher.

Ações serão promovidas sempre aos fins de semana em lugares de grande circulação de pessoas | Fotos: Vinicius de Melo/SMDF

“Esta campanha é essencial para levar às mulheres informações e mostrar que elas não estão sozinhas”

Giselle Ferreira, secretária da Mulher

Com o intuito de informar o público nos locais de grande circulação do DF, a ação itinerante vai percorrer as feiras de Ceilândia, Setor O, P Norte, do Produtor, Sobradinho,  Sobradinho II, Confecção Planaltina, Produtor de Planaltina e o Shopping Popular de Ceilândia. 

“Esta campanha é essencial para levar às mulheres informações e mostrar que elas não estão sozinhas”, afirmou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “Com conhecimento e apoio, criamos uma rede de proteção eficaz e vamos repetir o sucesso da campanha no metrô e nos terminais rodoviários do DF, para que todas se conscientizem da importância da denúncia.”

 

 

Sheila Regina: “Sou a favor de campanhas como esta para que os homens tenham noção de que não podem maltratar as mulheres e para que a gente aprenda que um xingamento ou um empurrão são violências e ensine nossos filhos e netos a respeitar o próximo”

“Estamos comprometidos em oferecer todo o apoio necessário, garantindo que as mulheres tenham acesso aos recursos e à proteção que precisam”

Cíntia Queiroz, subsecretária de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública

A iniciativa busca criar um diálogo aberto e promover debates, ao ampliar  o alcance da mensagem de conscientização. Moradora do Sol Nascente, a vendedora ambulante Sheila Regina, 55, comentou: “Eu sofri violência doméstica há 37 anos, sofri muito, e ninguém pôde me ajudar. Com a Lei Maria da Penha, eu acho que nós mulheres tivemos um alívio. Sou a favor de campanhas como esta para que os homens tenham noção de que não podem maltratar as mulheres e para que a gente aprenda que um xingamento ou um empurrão são violências e ensine nossos filhos e netos a respeitar o próximo”.

A subsecretária de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP), Cíntia Queiroz, lembrou que o GDF dá suporte integral às mulheres: “Estamos comprometidos em oferecer todo o apoio necessário, garantindo que as mulheres tenham acesso aos recursos e à proteção que precisam”.

A campanha

A campanha Mulher, Não se Cale! se estenderá até 22 de outubro, com diversas atividades programadas para todo o Distrito Federal. Além das ações presenciais, as redes sociais vão disseminar informações e alcançar um público ainda maior. 

Veja, abaixo, o cronograma da campanha itinerante. 

Feira Central de Ceilândia: sexta (2), sábado (3) e domingo (4)
⇒ Feira do Setor O: dias 10 e 11
⇒ Feira Permanente do P Norte – dias 17 e 18
⇒ Feira do Produtor: dia 24
⇒ Shopping Popular de Ceilândia: dia 25
⇒ Feira de Sobradinho: dia 31 e 1º/9
⇒ Feira de Sobradinho II: 7 e 8/9
⇒ Feira de Confecção de Planaltina: 21/9
⇒ Feira do Produtor de Planaltina: 22/9.

*Com informações da Secretaria da Mulher 

02/08/2024 - Campanha ‘Mulher, Não se Cale!’ é lançada na Feira Central de Ceilândia