05/08/2024 às 13:37

Aberto chamamento público para apoiar a cultura popular nordestina no DF e Entorno

Edital vai contemplar propostas de ações voltadas para, no mínimo, dez regiões administrativas, incluindo o Plano Piloto e a Ride

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) publicou nesta segunda-feira (5), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o Edital de Chamamento Público nº 22, para celebração de termo de colaboração com organizações da sociedade civil (OSCs). O chamamento tem como objetivo fomentar e apoiar a promoção e a preservação da cultura popular nordestina no DF, valorizando as tradições, expressões artísticas e manifestações típicas da região em, no mínimo, dez regiões administrativas, incluindo o Plano Piloto e o atendimento à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

O centro cultural Casa do Cantador, localizado em Ceilândia, é um dos pontos de encontro da cultura nordestina no Distrito Federal | Foto: Arquivo/ Agência Brasília

A fase de seleção da proposta começa com o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição disponibilizado no site da Secec desta segunda-feira (5) até as 23h59 de 3 de setembro. A fase de interposição de recursos quanto ao resultado provisório de classificação das propostas ocorrerá em até cinco dias após a divulgação.

O valor de referência ou de teto estimado para a realização do objeto é de R$ 5 milhões, previsto na Lei Orçamentária Anual do exercício de 2024. Os recursos da parceria serão repassados em duas parcelas, pagas conforme cronograma de desembolso do plano de trabalho aprovado pela administração pública, após a assinatura do termo de colaboração, observados os procedimentos de acompanhamento quanto ao cumprimento das etapas propostas.

A falsidade de informações nas propostas deverá acarretar desclassificação, podendo ensejar, ainda, a aplicação de sanções administrativas ou criminais

Critérios de seleção

A comissão de seleção verificará se a proposta atende aos elementos mínimos e realizará a classificação conforme os seguintes critérios:
→ Alinhamento da proposta aos objetivos da política ou programa público em que se insere a parceria;
→ Qualidade técnica da proposição;
→ Equipe especializada envolvida na proposta;
→ Adequação do cronograma de trabalho ao previsto no edital;
→ Adequação da proposta ao valor previsto no edital e qualidade do planejamento financeiro.

A metodologia de pontuação varia de zero ponto para o não atendimento do critério até dois pontos para o grau pleno de atendimento do critério. Cada proponente pode atingir uma pontuação máxima global de 20 pontos.

Serão desclassificadas as propostas que não apresentarem documentação de legítimo representante da OSC proponente, obtiverem avaliação inferior a dez pontos ou obtiverem nota zero nos critérios identificados pelas letras A , B e E.

A falsidade de informações nas propostas deverá acarretar desclassificação, podendo ensejar, ainda, a aplicação de sanções administrativas ou criminais.

Cultura nordestina

No Distrito Federal, a presença significativa da comunidade nordestina é um testemunho da riqueza cultural que essa região traz para a comunidade. Segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) 2023, aproximadamente 29% da população do DF é composta por migrantes oriundos da Região Nordeste, destacando a importância dessa comunidade para o tecido social e cultural local.

Esta significativa presença não apenas enriquece a diversidade cultural do DF, mas também demanda iniciativas que valorizem e preservem as tradições e expressões culturais nordestinas.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa