16/08/2024 às 18:53

Delegação de Moçambique elogia sistemas fiscais do DF

Oito representantes do país africano conheceram os sistemas tributários distritais, o Programa Nota Legal e as instalações do Datacenter do GDF

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Uma delegação de oito representantes da Autoridade Tributária de Moçambique (AT) visitou as instalações da Secretaria de Economia (Seec-DF). Eles vieram a Brasília para conhecer os sistemas integrados de transmissão, recepção, armazenamento e monitoria de informação contabilística fiscal utilizados pela administração do Governo do Distrito Federal (GDF).

“Foi uma grande oportunidade conhecer o trabalho desenvolvido no Distrito Federal. Pudemos aprofundar o conhecimento sobre a base de dados do Estado, conhecer mais sobre o programa Nota Legal, e, sobretudo, as ferramentas de tecnologia usadas para coleta e tratamento de informações. Esperamos em breve fortalecer essa parceria que será muito importante para o nosso país”, afirmou o técnico da Autoridade Tributária de Moçambique, Castro Ferreira.

A delegação moçambicana espera aplicar na prática o que conheceu de perto no GDF | Foto: Divulgação/ Seec-DF

“Esse é um importante intercâmbio e uma rica troca de informações. A iniciativa coloca o Distrito Federal, mais uma vez, como exemplo em políticas públicas e demonstra a relevância e o reconhecimento, em nível internacional, que a gestão do GDF ganha a cada dia”, destaca o secretário executivo de Fazenda, Itamar Feitosa.

A delegação do país africano foi apresentada aos métodos de trabalho da fiscalização eletrônica de mercadorias em trânsito nas estradas, rodovias, transportadoras, aeroporto e estabelecimentos comerciais do DF. O coordenador de Fiscalização Tributária, Silvino Nogueira Filho, apresentou os mecanismos de funcionamento dos sistemas utilizados pela Secretaria Executiva de Fazenda da Secretaria de Economia e os resultados obtidos por meio das operações realizadas.

“Foi uma visita enriquecedora e uma oportunidade para difundir e avançar com a cultura de monitoramento e tributação fora do Brasil. A Secretaria Executiva de Fazenda está sempre de portas abertas à inovação e ao compartilhamento de informações qualificadas’’, completou Silvino.

Nesta sexta-feira (16), a delegação realizou uma visita técnica ao data center corporativo da Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). Acompanhados do secretário-executivo, Wisney Oliveira, os representantes puderam conhecer como é feito o armazenamento de dados do GDF.

“O Distrito Federal se destaca na implementação de sistemas de armazenamento e fiscalização, servindo como um modelo para o Brasil e outros países. A visita da delegação moçambicana ao DF sublinha a importância de promover o uso de evidências na formulação de políticas públicas mais eficientes e eficazes”, reforçou Wisney Oliveira.

*Com informações da Secretaria de Economia