27/08/2024 às 15:29, atualizado em 27/08/2024 às 15:39

Obra de arte doada por artista árabe encanta no Palácio do Buriti

Produzida em uma colaboração de Azza Al Qubaisi com estudantes da Escola Parque da 303/304 Norte e da UnB, a peça artística representa a relação de amizade entre os Emirados Árabes Unidos e o Brasil

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo

O Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu, na terça-feira (20), a doação da obra Olho da Tamareira, da artista árabe Azza Al Qubaisi. O quadro foi produzido em colaboração com estudantes da Escola Parque da 303/304 Norte e dos cursos de artes visuais e design da Universidade de Brasília (UnB), dando mais vida ao corredor do anexo do Palácio do Buriti.

A peça artística, que mede quatro metros de comprimento por um metro de altura, foi produzida a partir de pedaços de madeira pintados por 20 alunos da Escola Parque, que usaram predominantemente a cor verde, e por 30 estudantes da UnB, que utilizaram o azul. As duas cores são unidas pelas folhas de uma palmeira de tâmara, que foram produzidas em ferro.

A peça foi produzida a partir de pedaços de madeira pintados, unidos por folhas de uma palmeira de tâmara representadas em ferro | Fotos: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

Para quem passa por ali no dia a dia, a peça desperta atenção, como foi o caso da bombeira militar Thatiany Teixeira Batista Chaves, de 34 anos. “Deu um olhar mais bonito para o corredor, que era muito apagado. Todo mundo que passar aqui vai parar, olhar e tentar decifrar o que significa, porque cada pessoa tem uma percepção diferente. Para mim, ficou muito bonito; o azul com o verde criou um contraste com as palmeiras também. Acho que enriqueceu o Palácio”, observou a 1ª tenente.

Com algo novo para contemplar todos os dias em seu local de trabalho, o segurança Valdivino de Sousa Passos, 54, ressaltou a importante relação que a obra artística estabelece entre os países e elogiou o quadro colorido. “Ficou excelente na parede e chama a atenção de todo mundo”, avaliou.

O segurança Valdivino de Sousa Passos gostou de ter a obra de arte exposta em seu local de trabalho: “Ficou excelente na parede e chama a atenção de todo mundo”

Relações diplomáticas sólidas

De acordo com o secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto, desde a criação da peça até sua doação ao Governo do DF, a Embaixada dos Emirados Árabes Unidos (EAU) demonstra o quanto o intercâmbio cultural entre esses países é forte e sólido. “Nos sentimos muito honrados e prestigiados em, além de participar deste processo, sermos agraciados com uma obra de arte tão relevante, que une o país, estudantes da Escola Parque da 303/304 Norte e dos cursos de artes visuais e design da UnB”.

A Ordem de Serviço nº 267, de 23 de agosto de 2024, instituiu a Comissão de Recebimento de Bens para a recepção da doação da obra de arte, originalmente denominada Date Palm Eye interactive public artwork para comemorar os 50 anos de relações diplomáticas entre os Emirados Árabes Unidos e o Brasil.

27/08/2024 - Obra de arte doada por artista árabe encanta no Palácio do Buriti