29/08/2024 às 17:10

Homenagem a César Lattes celebra centenário do cientista brasileiro

O Panteão da Pátria recebeu o evento promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, nesta quarta-feira (28)

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

Na noite de quarta-feira (28), o Panteão da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes, foi o cenário de uma homenagem ao físico e professor César Lattes, um dos maiores nomes da ciência brasileira. O evento, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), celebrou o centenário de nascimento do cientista, destacando sua contribuição para a física e a pesquisa no Brasil.

Cerimônia no Panteão da Pátria homenageou o físico César Lattes, cocriador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | Foto: Divulgação/ FAPDF

A cerimônia contou com a presença de autoridades, pesquisadores e familiares de César Lattes, incluindo suas filhas Maria Tereza e Maria Lúcia Lattes. “Nosso pai será lembrado ao lado de outros brasileiros ilustres, como Chico Mendes e Tiradentes. Esta homenagem foi uma grata surpresa para nossa família, permitindo-nos refletir sobre a importância do nosso pai tanto na ciência quanto no âmbito familiar”, comentou Maria Tereza.

Em seu discurso, o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, mencionou sua familiaridade com o físico e cocriador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Eu sou um economista, formado pela UnB [Universidade de Brasília], e me dou conta que temos muita intimidade ao falar da Plataforma Lattes, do CNPq, que dá voz a nós pesquisadores, por termos um currículo ali apresentado. Então, ao ouvir este nome, posso dizer que estamos homenageando uma pessoa importante e também alguém que, de certa forma, eu tenho muita intimidade”, destacou.

Leonardo Reisman, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, enfatizou: “Um dos grandes incentivos à carreira científica nas universidades são os modelos que fazem referência para que os jovens possam trilhar a carreira científica. Não tenho dúvidas de que César Lattes é um modelo de referência. Esse evento está dentro do nosso trabalho diário de popularização da ciência”.

A cerimônia foi aberta pelo secretário Leonardo Reisman, pelo presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, e pelo ex-deputado federal Milton Coelho, autor da iniciativa que incluiu o nome de Lattes no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Em maio de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.839, oficializando essa inclusão e marcando um importante reconhecimento do papel fundamental de Lattes na ciência.

*Com informações da FAPDF