04/09/2024 às 16:12, atualizado em 04/09/2024 às 16:40

GDF faz estudos de solo para pavimentação da região da Feira do Produtor, no Sol Nascente/Pôr do Sol

Foram colhidas amostras do terreno das últimas quadras que ainda não receberam obras de infraestrutura; análise é fundamental para a adequação dos projetos de drenagem e intervenções viárias

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

Os estudos para levar as obras de urbanização feitas por este Governo do Distrito Federal (GDF) no Sol Nascente/ Pôr do Sol chegaram a quadras que ainda não haviam sido contempladas. Desde que a região se tornou uma cidade administrativa independente, em 2019, a população tem reparado a transformação na cidade em benefício de seus 95 mil habitantes. Agora, as equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) intensificam os trabalhos para garantir que todas as áreas sejam beneficiadas com os serviços.

Na manhã dessa terça-feira (3), os técnicos da SODF estiveram nas áreas adjacentes da Feira do Produtor de Ceilândia, no Sol Nascente/Pôr do Sol, para realizar os estudos do solo em uma área de 49 hectares. Os testes de sondagem, que incluem a coleta de amostras de solo para análise de resistência e infiltração, têm o objetivo de fornecer informações detalhadas para o desenvolvimento de projetos adequados à realidade do terreno.

Essa fase é crucial para garantir que as obras de pavimentação e drenagem possam ser realizadas de maneira segura e eficaz, evitando problemas futuros relacionados à infraestrutura. Quando concluídos, os serviços vão beneficiar aproximadamente 10 mil pessoas que moram na região.

Arte: Fábio Nascimento/Agência Brasília

“Nós já realizamos o teste de infiltração para ver a impermeabilidade do solo nesta área, e agora estamos trabalhando no ensaio de resistência. Essa é uma região onde a população estava preocupada, sem saber se iríamos asfaltar, e queremos tranquilizar dizendo que já estamos fazendo os estudos para trazer a infraestrutura para essas quadras. As análises são importantes para garantir que não haja nenhum problema pós-obra nas casas e comércios”, esclareceu o secretário da SODF, Valter Casimiro.

A autônoma Egislucia Coelho, 39 anos, aguardava na porta de casa a chegada dos técnicos. A ansiedade era para acompanhar de perto os estudos para poder receber o tão aguardado asfalto na rua onde mora. “Só de ver que o povo do governo está aqui, a gente já se alegra muito, na esperança de que a nossa situação mude. Eu peço isso a Deus todos os dias, e agora vejo que vai acontecer”, compartilhou.

Os testes de sondagem, que incluem a coleta de amostras de solo para análise de resistência e infiltração, têm o objetivo de fornecer informações detalhadas para o desenvolvimento de projetos adequados à realidade do terreno | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Nas ruas onde há uma rede de drenagem superficial, a SODF dará início às obras em breve, com os contratos em andamento da pasta. Já as chácaras que ainda precisam de serviços de drenagem profunda, a secretaria precisará licitar uma empresa para realizar os trabalhos.

“A comunidade tem cobrado muito as obras neste setor. Todos os trabalhos feitos no Sol Nascente passaram por esse momento de estudo para entender a real situação, e aqui nas ruas da Feira do Produtor não poderia ser diferente. A boa notícia é que vamos resolver essa demanda da população”, detalhou o administrador regional Cláudio Ferreira.

O advogado Welder Lopes de Melo, 42, mora na chácara 135 e será um dos contemplados com as obras na região. Para ele, o pavimento na rua de sua casa é fruto de muita batalha entre os vizinhos. “Essa é uma luta antiga. Nós sofremos muito com lama e poeira, mas agora estamos começando a acreditar que teremos o tão sonhado asfalto, porque estamos vendo o GDF aqui dentro do setor, trabalhando. A promessa está acontecendo”, comemorou Welder.

04/09/2024 - GDF faz estudos de solo para pavimentação da região da Feira do Produtor, no Sol Nascente/Pôr do Sol