Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
06/09/2024 às 18:19, atualizado em 06/09/2024 às 20:49
Mostra “Meu primeiro cinema” promete encantar público infantil, além de promover seminário para debater o uso das telas na infância
Para os brasilienses que vão passar o fim de semana de feriado no Distrito Federal, o Cine Brasília terá uma programação recheada de bons títulos para entreter os amantes da sétima arte.
Para a criançada a novidade é Harold e o Lápis Mágico, o primeiro live-action do diretor de Rio, Carlos Saldanha, que mostra o poder que a imaginação de uma criança ganha com seu lápis roxo. As sessões serão às 10h no sábado (7) e no domingo (8).
Também no dia 7, às 14h, haverá sessão acessível com Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca. A sessão tem sala à meia luz, recursos de Libras e legendas descritivas na tela e audiodescrição no sistema do Cine Brasília.
Combinando com o calor dos últimos dias, Motel Destino chega com sessões para todo mundo que estava desejando assistir o novo filme aclamadíssimo de Karim Aïnouz. As sessões serão às 15h30 e às 17h35 de sábado, e às 18h e às 20h30 de domingo.
No domingo, Tipos de Gentileza, Yorgos Lanthimos, segue em cartaz, com sessão às 15h.
Mostra infantil
A partir de terça-feira (10), o Cine Brasília recebe a segunda edição da mostra internacional “Meu Primeiro Cinema”, com 17 curtas-metragens em diferentes gêneros, com destaque para a produção latino-americana. O público da mostra são crianças da primeira infância, entre 0 e 11 anos, que, de forma gratuita, terão a oportunidade de entrar em contato com a realidade infantil de países como Brasil, Chile, México e Argentina.
“A ideia é que a gente possa oferecer para as crianças um encontro com outras realidades da América Latina, para que elas possam ver suas infâncias refletidas na tela e possam desfrutar de uma programação com linguagens diferentes das quais normalmente têm acesso”, explica a diretora artística da mostra, Clarice Cardell.
Para criar uma atmosfera imersiva, o Cine Brasília estará equipado com cenografia idealizada para encantar o olhar dos pequenos. A experiência começa já na área externa, onde as crianças serão recepcionadas por uma encenação teatral, que a conduz ao cinema, criando uma ponte entre os mundos cotidiano e o extraordinário da sétima arte.
Entre terça (10) e sexta (13), a mostra será dedicada às comunidades escolares e a creches do Plano Piloto e de outras regiões administrativas, como Riacho Fundo, Ceilândia, Samambaia, Santa Maria, Paranoá e Estrutural.
Já as sessões de sábado (14) e domingo (15), serão abertas ao público. Entre as exibições estão: La Frontera; Disque Quilombola; Sparkle; Lulina e a Lua; PiOinc; Os Pelúcias; Tointoin; Inspira Fundo 2; Grão Jeté; Canções de Makuru; Inspira Fundo 1; A Menina e o Mar; T´ipaqkuna kullakitas (Hermanitas Tejedoras); La Vieja y el Cuervo; Ciranda Feiticeira; Diafragma; Enquadro; La Piedra Mágica; Quintal; e Meninos e Reis.
Segundo a diretora do Cine Brasília, Sara Rocha, a iniciativa é uma ótima oportunidade para corroborar com a formação de um novo público da sétima arte, além de democratizar o espaço do cinema para alunos de regiões periféricas do DF.
“Levar o cinema para crianças pequenas é uma premissa fundamental para toda a cadeia do cinema. São por meio de iniciativas como essas que estamos formando os futuros espectadores do nosso cinema. Além disso, também promovemos a democratização dos espaços públicos, bens culturais e obras que precisam encontrar o seu público”, pontua.
Uso de telas na primeira infância
Dentro da programação da mostra internacional “Meu Primeiro Cinema”, o Cine Brasília também será palco do seminário “As Telas na Infância” entre os dias 12 e 14 de setembro.
“O evento tem como proposta estimular reflexões e proposições para a construção de políticas públicas, que contemplem tanto a proteção das crianças, quanto a promoção da identidade cultural por meio do audiovisual desde os primeiros anos”, aponta Clarice Cardell.
Na quinta (12), durante a mesa de abertura, às 17h30, será discutida a superexposição de crianças às telas e os impactos para a saúde nos seus primeiros anos.
Na sexta (13), às 17h30, o debate será sobre a importância do audiovisual na construção da identidade das crianças. Já no sábado (14), a partir das 11h, as crianças poderão dizer o que querem ver na tela do cinema. Ainda no sábado, às 16h, a pauta será a aproximação do audiovisual na primeira infância.