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10/09/2024 às 14:11, atualizado em 10/09/2024 às 16:15
Assentos foram inspirados nas peças do designer Sérgio Rodrigues, mantendo o design icônico e garantindo mais conforto aos espectadores; obras de restauração receberam visita técnica nesta terça-feira (10)
As obras no maior equipamento público cultural do país, o Teatro Nacional Claudio Santoro, vão além das intervenções de segurança e acessibilidade: trata-se de um trabalho de preservação patrimonial. Em sua etapa final de acabamento, o espaço acaba de receber as 488 novas cadeiras que irão compor a área destinada à plateia da Sala Martins Pena. Os assentos foram desenhados exclusivamente para o local seguindo o padrão e a estética originais esboçados pelo arquiteto Sérgio Rodrigues, falecido em 2014 e considerado o maior nome do design de mobiliário nacional.
Em visita técnica ao teatro nesta terça-feira (10), o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, afirmou que as poltronas precisaram ser trocadas devido ao material inflamável na composição do estofado: “Embora fossem do Sérgio Rodrigues, as cadeiras da Sala Martins Pena foram substituídas porque o material usado naquela época era tóxico e fácil de pegar fogo. Seguindo as recomendações do Corpo de Bombeiros do DF, nós fizemos a troca”.
As poltronas desenhadas foram inspiradas nas de Sérgio Rodrigues e passaram por uma aprovação prévia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foram feitos vários protótipos até que se chegasse ao modelo ideal, seguro e confortável para espectadores.
“As cores escolhidas por Athos Bulcão vão permanecer. No caso da Martins Pena, será um tom de laranja. A nova cadeira é mais ergonômica, em veludo e tem um material mais adequado com a estrutura em madeira, que ajuda na acústica da sala”, detalhou Claudio Abrantes. “Outra novidade é que elas serão alocadas de uma forma que não impeça a visão de quem está atrás. Elas ficarão intercaladas para que todos consigam enxergar o palco”, anunciou o secretário.
Sistema de água gelada
Com investimento de R$ 70 milhões, a primeira etapa da obra do Teatro Nacional tem como foco a Sala Martins Pena e as alterações relativas à segurança
Durante a visita técnica, foi apresentado a rede de climatização do Teatro Nacional Claudio Santoro. Uma central de água gelada precisou ser criada para armazenar os equipamentos de refrigeração do espaço.
“Essa central vai atender não só a Martins Pena, mas todo o teatro. Ela vai trazer mais conforto térmico para os usuários e promover uma melhora na qualidade do ar que circula aqui dentro”, completou Claudio Abrantes.
Evolução do trabalho
Com investimento de R$ 70 milhões, a primeira etapa da obra do Teatro Nacional tem como foco a Sala Martins Pena e as alterações relativas à segurança. As duas novas saídas de emergência estão prontas, bem como os novos banheiros, o reservatório externo de incêndio com capacidade para 350 mil litros de água e as salas onde serão armazenados os cinco geradores de energia.
Todos os serviços de demolição, alvenaria e estrutura na Sala Martins Pena também foram concluídos. O trabalho agora consiste na conclusão da obra, com serviços de acabamento.
As obras do Teatro Nacional Claudio Santoro serão feitas em quatro etapas. A Sala Martins Pena e seu respectivo foyer foram escolhidos para a primeira fase. A reforma completa compreenderá ainda toda a Sala Villa-Lobos, o Espaço Dercy Gonçalves, a Sala Alberto Nepomuceno e o anexo.
Preservação artística
Os dois painéis de Athos Bulcão instalados no foyer e na Sala Martins Pena voltaram a ser vistos. As obras de arte estavam protegidas para que fossem preservadas durante as intervenções mais pesadas no complexo cultural. Agora, as peças passam por um processo de restauração.
“A nossa parceria com a Fundação Athos Bulcão vai permitir que seja feita uma manutenção dos painéis. Mas a gente observa que, depois desse tempo todo, as peças têm um bom grau de conservação porque não sofreram tanto com os danos das obras”, revelou Claudio Abrantes.
Manter a originalidade das obras de arte é, segundo a arquiteta responsável pelo projeto de restauro, Antonela Sole, um dos maiores desafios encontrados durante o processo: “A nossa missão era realizar todos os caminhos de acessibilidade e saídas de emergência sem intervir no projeto de Oscar Niemeyer. Buscamos fazer um projeto que fluísse sem mexer no original”.
Preservação da memória
O equipamento público terá um novo espaço: um memorial em homenagem a Claudio Santoro e também a todas as outras personalidades que dão nome às salas do complexo cultural, como os compositores Heitor Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno, o dramaturgo Martins Pena e a atriz Dercy Gonçalves.
*Colaborou Adriana Izel