10/09/2024 às 16:12

Calçadas da lateral do Hospital de Base passam por obras

Serviços têm o objetivo de reformar pontos quebradiços para evitar que os pedestres se acidentem

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

Começou nesta semana e segue durante os próximos dias a recuperação das calçadas que ficam na lateral do Hospital de Base do Distrito Federal. Feitos pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), os serviços têm o objetivo de reformar pontos quebradiços, principalmente, para evitar que os pedestres se acidentem.

“Recebemos uma solicitação proveniente da gestão da unidade e colocamos na programação da equipe com certa urgência, uma vez que trata-se de um local com alto fluxo de pessoas”, destaca o presidente da Novacap, Fernando Leite.

A manutenção de calçadas existentes e a adequação de rotas acessíveis visam melhorar a acessibilidade e ampliar trechos que são muito usados pelos pedestres | Foto: Divulgação/Novacap

De acordo com os profissionais em atuação na reforma, há mais pontos críticos ao longo do passeio e todos estão no planejamento. Em alguns pontos da via, para resguardar a integridade dos trabalhadores, a operação conta com o apoio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) no fechamento de algumas faixas.

A manutenção de calçadas existentes e adequação de rotas acessíveis visam melhorar a acessibilidade e ampliar trechos que são muito usados pelos pedestres. Outra maneira de execução deste tipo de serviço é a implantação ou reforma de rotas acessíveis com projetos que preveem a recuperação dos trajetos entre as paradas de transporte público e os equipamentos públicos com grande demanda de acesso pela população como: escolas, hospitais, estação de metrô etc. Nos contratos de estacionamento e reforma de campo de grama sintética também são feitas calçadas no seu entorno, garantindo acessibilidade aos equipamentos públicos.

De 2019 até agora, a Novacap construiu cerca de 680 km de novas calçadas em todo o Distrito Federal, o equivalente à distância de Brasília (DF) a Barretos (SP).

Vale destacar que todas as demandas são priorizadas e encaminhadas pelas administrações regionais, que viabilizam recursos e os destinam conforme a necessidade das respectivas cidades.

*Com informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)