Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
28/08/2024 às 15:15, atualizado em 14/09/2024 às 17:26
O Índice de Progresso Social Brasil 2024 apontou bom desempenho da capital em áreas como desenvolvimento social, econômico e ambiental e necessidades humanas básicas
Capital do Brasil, Brasília foi reconhecida como a cidade com a melhor qualidade de vida do país, segundo o Índice de Progresso Social Brasil 2024 (IPS Brasil). Famosa por sua arquitetura inovadora, a capital também se destaca em áreas cruciais como saúde, segurança e bem-estar, o que a colocou no topo do ranking. O estudo avaliou todas as 5.570 cidades brasileiras, posicionando Brasília (DF) como líder entre as capitais e segundo geral no desenvolvimento social, econômico e ambiental.
O IPS Brasil classifica os municípios com base em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades, e utiliza 12 componentes para a avaliação.
Brasília obteve uma impressionante pontuação de 71,25 em uma escala de 100. A análise foi feita em colaboração com instituições renomadas, como o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a Fundação Avina, o Centro de Empreendedorismo da Amazônia, a iniciativa Amazônia 2030, a Anattá – Pesquisa e Desenvolvimento e o Social Progress Imperative. Esses resultados refletem o esforço contínuo do Governo do Distrito Federal (GDF) em enfrentar desafios e melhorar a qualidade de vida na metrópole.
Com uma população de 2,8 milhões de pessoas, Brasília é uma das 20 cidades mais bem posicionadas no ranking, e é uma das duas capitais que se destacam. A cidade superou a média nacional em dez dos 12 indicadores secundários do IPS Brasil, que avaliam aspectos variados, desde segurança alimentar e acesso à saúde até liberdades individuais e qualidade da educação.