02/10/2024 às 10:05, atualizado em 02/10/2024 às 11:27

DF-250, no Itapoã, ganhará dois novos retornos para atender moradores de condomínios

Trabalhos estão na fase de terraplanagem; pista integra o viaduto do Itapoã/Paranoá, por onde trafegam, diariamente, quase 60 mil motoristas

Por Fernando Jordão, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

A DF-250, no Itapoã, ganhará dois novos retornos para atender as pessoas que desejam ir à área conhecida como Itapoã I e ao condomínio Novo Horizonte. Pela região, próxima ao viaduto, trafegam, diariamente, quase 60 mil motoristas.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), o serviço topográfico começou no último dia 23. “Neste momento, estamos executando o aterro juntamente com a terraplenagem (subleito, leito e base) para, posteriormente, imprimirmos e colocarmos a capa asfáltica”, detalha o chefe do 1º Distrito Rodoviário do DER, Kênio Márcio Avelar.

O engenheiro ainda acrescenta que serão executadas faixas de aceleração e desaceleração nos retornos “para melhor fluidez do tráfego”. “Essa obra é de grande importância para melhorar o acesso aos condomínios do Itapoã e, com isso, reduzir também o conflito viário daquela região.”

Cerca de 60 mil moradores passam diariamente pela região perto do viaduto | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O administrador regional do Itapoã, Dilson Bulhões, destaca que a melhor fluidez do trânsito resulta em qualidade de vida à população. “Os retornos vão contribuir para dar uma melhor mobilidade para os moradores, que andavam mais de 1,5 km, quase 2 km, para fazer um retorno para residência deles. Eles vão ter esse acesso mais rápido, então é um ganho de tempo. E, quanto menos tempo você fica no trânsito, mais você tem tempo para estar com a sua família”, enfatiza.

A opinião é a mesma do autônomo Iago da Silva, morador da região: “Vai ajudar bastante, porque as pessoas que querem fazer o retorno têm que ir lá embaixo, o outro retorno é muito distante. E, por conta disso, as pessoas acabam ficando estressadas. Porque a gente sabe que, hoje em dia, a gente quer mais facilidade de acesso. Então, vai ajudar bastante, as pessoas vão ter mais acesso, vão chegar em casa mais fácil, vão chegar até mais felizes”.

Iago da Silva comemora a obra na região: “As pessoas vão ter mais acesso, vão chegar em casa mais fácil, vão chegar até mais felizes”

Obras

Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) executou diversas obras no Itapoã para melhorar a vida dos 65 mil moradores da região. Próximo aos novos retornos, foi inaugurado, em abril deste ano, o viaduto Itapoã/Paranoá. Com investimento de R$ 95 milhões, ele é a maior obra do Complexo Viário Saída Leste.

Ainda na infraestrutura, foram pavimentados trechos da Avenida Brasil e da marginal da DF-001, além das quadras 378, 379, 202, 203 e 318 — que, junto à pavimentação, ganharam trabalhos de drenagem e construção de calçadas. O núcleo rural também foi atendido. O Córrego Bálsamo ganhou novas calçadas. No Capão da Erva, foi feita a fresagem da estrada e, mais recentemente, a construção de bolsões para evitar alagamentos e enxurradas.

Neste ano, a população ganhou, ainda, a nova rodoviária, que recebeu investimento de R$ 5,6 milhões e atende mais de 30 mil pessoas. Outro desejo antigo dos moradores caminha para virar realidade: a Feira Permanente, que contará com 248 boxes e oito quiosques.

02/10/2024 - DF-250, no Itapoã, ganhará dois novos retornos para atender moradores de condomínios