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04/10/2024 às 16:54
Avenida terá mais acessibilidade, calçadas amplas e praças renovadas
A W3 Norte será totalmente reformada, com calçadas amplas, rotas acessíveis e praças renovadas. O último trecho que faltava ter o projeto aprovado para a recuperação da avenida era o das quadras 711 e 712 do Setor Comercial Local Residencial Norte (SCLRN), no Plano Piloto. A aprovação foi oficializada pela portaria n° 88, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF), publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (4).
“Com as quadras 711 e 712, concluímos a etapa de aprovação de projetos para toda a W3 Norte”, afirmou o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura da Seduh-DF, Vitor Recondo. “O objetivo é reformar uma das principais avenidas de Brasília, assim como foi feito na W3 Sul, com foco na acessibilidade e na recuperação de áreas de convivência, rotas de pedestres e espaços públicos degradados, como as praças”, ressaltou.
Na etapa 711 e 712, serão construídos 10.462,09 m² de calçadas acessíveis, com a recuperação de 2.027,97 m² de áreas verdes e o plantio de 71 árvores. Também é prevista a reorganização das áreas de estacionamento público, que atualmente prejudicam a acessibilidade. Esses espaços terão demarcação mais eficiente e serão interligados com os bolsões de estacionamento. Juntas, as quadras 711 e 712 terão 419 vagas para veículos, 62 para motos e 82 para bicicletas.
É esperada ainda a criação de espaços compartilhados entre pedestres e ciclistas, sinalização tátil a partir das paradas de ônibus e em todos os blocos comerciais, além de praças com mais arborização e mobiliário urbano. Também é planejada a construção de calçadões ligando as paradas de ônibus da W3 às quadras residenciais, facilitando o acesso de quem passa pelo local.
Além disso, são previstas travessias e plataformas elevadas para facilitar o percurso de pedestres e ciclistas que circulam diariamente entre as quadras, com a reconfiguração da via interna entre os blocos comerciais — conhecida como W3 e meia — como área sinalizada e compartilhada entre carros e pedestres, com velocidade máxima de 30 km/h, chamada de Zona 30. O objetivo é tornar a circulação mais segura para todos os transeuntes e veículos.
Modelo
A iniciativa segue as diretrizes do projeto das quadras 707 e 708 do SCLRN, aprovado em janeiro, que serviu como modelo para a reforma de toda a W3 Norte e foi replicado nas demais quadras da avenida, com adaptações às particularidades de cada área.
Para viabilizar essa reforma, a W3 Norte foi dividida em sete trechos, cujas aprovações ocorreram separadamente. Em junho, foram das quadras 702, 703, 704, 715 e 716. Em julho, das quadras 709 e 710. Em setembro, foi a vez das quadras 713, 714, 705 e 706.
Após a publicação da portaria, o processo será encaminhado à Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) para a elaboração dos projetos executivos e complementares, possibilitando a execução das obras.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF)