12/07/2013 às 13:39

Mamografias realizadas na rede de saúde do DF aumentaram 70%

Carreta da Mulher é apontada como uma das ações da Secretaria de Saúde responsáveis por esse crescimento no número de exames

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal – 06/04/2013

BRASÍLIA (12/7/13) – As mamografias realizadas na rede de saúde do DF – entre mulheres de 50 a 69 anos – aumentaram 70% de janeiro a maio de 2013 comparado ao mesmo período de 2012, e um dos responsáveis por esse resultado é a Carreta da Mulher, que fica até hoje em São Sebastião.

 

“A Carreta da Mulher tem sido a protagonista no crescimento do número de exames, além de os aparelhos estarem funcionando plenamente em todo o DF”, explicou o mastologista Farid Buitrago Sanchez.

 

Segundo o ginecologista e diretor do Hospital Materno-Infantil de Brasília, João Rocha Vilela, a mamografia é o método mais utilizado para o diagnóstico precoce do câncer de mama e deve ser feito, anualmente, em mulheres a partir dos 50 anos. “Caso haja alguma alteração no exame físico, é recomendável fazer a partir dos 40”.

 

Além de três Carretas da Mulher, a rede de saúde oferece o exame em mais sete hospitais – Hospital Materno-Infantil de Brasília, Hospital de Base, Hospital Regional da Asa Norte, Hospital de Taguatinga, Hospital de Sobradinho, Hospital Universitário de Brasília e Central de Radiologia de Taguatinga.

 

A marcação para realizar o exame de mamografia é feita por meio dos Centros de Saúde da rede, que remanejam as vagas para os hospitais.

 

Carreta da Mulher – A Carreta esteve pela primeira vez em Samambaia, entre novembro e dezembro do ano passado, quando realizou quase três mil exames e, desde março de 2012, já foram feitos mais de 59 mil exames.

 

Próximos locais onde a Carreta da Mulher estará:

Carreta 1: Fica até o dia 17/7 em Samambaia – Quadra 431

Carreta 2: Fica até o dia 12/7 em São Sebastião – Área Rural

Carreta 3: Fica até o dia 19/7 em Recanto das Emas – Água Quente