Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
16/10/2024 às 12:08, atualizado em 16/10/2024 às 16:05
Outubro é o mês de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Ações seguem até o dia 31 com exames, palestras e vacinação
No mês de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero, a Secretaria de Saúde (SES-DF) intensifica suas ações de promoção da saúde feminina, com palestras educativas, sessões de conversa sobre prevenção e incentivo aos exames de rotina. São mais de 150 atividades distribuídas nas regiões de saúde do Distrito Federal, alusivas ao Outubro Rosa, além de uma força-tarefa de reconstrução mamária, beneficiando 60 mulheres.
A campanha busca ampliar o acesso aos serviços de diagnóstico, contribuindo para a redução da mortalidade oriunda desses tipos de câncer. A identificação precoce ainda é a maior aliada para um tratamento eficaz. Para este ano, são esperados mais de mil novos casos de câncer de mama apenas no DF. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que 73,6 mil novas ocorrências da doença sejam registradas até 2025, causando 18 mil óbitos.
A SES-DF disponibiliza, por exemplo, dez mamógrafos, garantindo que o fluxo de atendimento ocorra de forma ágil. De janeiro a agosto deste ano, foram realizadas mais de 16 mil mamografias, uma média de 2 mil por mês. Os exames citopatológicos de colo uterino (CCO) – o “papanicolau” -, por sua vez, podem ser feitos nas unidades básicas de saúde (UBSs), facilitando o acesso. Apenas em 2024, até as primeiras semanas de outubro, foram feitos quase 42 mil CCOs na Atenção Primária.
Panorama pelo DF
Diversas unidades da rede já iniciaram suas ações. No início do mês, a Policlínica 1 e a UBS 4, ambas de Ceilândia, celebraram o Outubro Rosa, o Dia do Idoso e o das Crianças em um grande evento. A ação conjunta ofertou orientações de saúde, entrega de caderneta do idoso, prática de automassagem e cuidados quanto ao risco de queda.
Moradora de Guariroba há 44 anos, região onde ficam as unidades, Ana Piske fez questão de comparecer cedo para participar das atividades. “Vi essa UBS ser construída e desde então sou paciente. Fiz o pré-natal dos meus filhos aqui. Hoje eles são adultos e também frequentam a unidade”, contou.
Outro encontro ocorreu na UBS 2 do Areal, que reuniu depoimentos de mulheres sobreviventes ao câncer de mama. “Eu descobri a doença na consulta de rotina e, foi nesse momento, que percebi a importância de fazer os exames preventivos, como a mamografia”, revelou.
“Sabemos que 90% dos casos não são hereditários. Isso quer dizer que não é porque não há histórico familiar que não teremos câncer. Portanto, façam os exames e confiem nos profissionais que encontrarem pelo caminho”, acrescentou a cirurgiã-dentista da unidade Maria Olinda Iglesias. A declaração da médica foi acompanhada por aulas de artesanato, limpeza de pele e maquiagem, bazar e roda de conversa sobre empoderamento feminino.
Nesta segunda-feira (14), a SES-DF, junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), iniciou também sua nona força-tarefa de reconstrução de mamas. Serão beneficiadas 60 mulheres pelas cirurgias feitas nos hospitais regionais de Taguatinga (HRT) e de Ceilândia (HRC); outras 15 farão procedimentos como a micropigmentação – uma das opções utilizadas para a restituição de aréolas dos seios.
As ações de saúde seguem até o final de outubro. Na programação, estão previstas ainda forças-tarefas para a realização de papanicolau em UBSs de diferentes regiões da capital, solicitações de mamografias, conscientização sobre o papilomavírus humano (HPV), inserção de dispositivo intrauterino (DIU), vacinação, práticas integrativas, entre outras. Veja aqui a lista completa das atividades e as respectivas datas.
*Com informações da SES-DF