16/10/2024 às 16:59

Fórum Distrital Permanente de Mulheres do Campo e do Cerrado realiza encontro

No Dia Internacional da Mulher Rural, comemorado na segunda (15), reunião contou com a presença de 60 mulheres rurais em busca de melhorias para o campo

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

A equipe da Secretaria da Mulher (SMDF) realizou na segunda-feira (15), no auditório do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), a 4ª reunião bimestral de 2024 do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Rural, a iniciativa celebrou, com a sociedade civil e órgãos distritais presentes, a importância das mulheres rurais e a sua valorização na promoção da organização socioprodutiva e da autonomia econômica.

A 4ª reunião bimestral de 2024 do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado ocorreu nessa segunda (15), no auditório do TCDF | Foto: Divulgação/SMDF

Durante o encontro, foram debatidos temas como regularização fundiária, propostas de políticas públicas voltadas para as mulheres do campo e acessibilidade nas áreas rurais para as escolas, além dos cuidados no deslocamento dos estudantes pelas estradas não asfaltadas e as melhorias no transporte.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou a importância da união do grupo para atender às necessidades das mulheres no campo, enfatizando também a defesa da igualdade de gênero. “Para enfrentar os desafios das mulheres do campo é essencial o comprometimento e a colaboração de todos, visando a criação de políticas públicas que promovam a inclusão, o bem-estar e o empoderamento feminino em todas as esferas sociais”, apontou.

As secretarias de Educação, Transporte e Mobilidade, e Saúde, além da Empresa de Regularização de Terras Rurais (ETR), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e de representantes da sociedade civil, estiveram presentes no encontro.  Para Petra Magalhães, trabalhadora rural, o Dia Internacional da Mulher Rural é muito especial e traz a relevância do seu trabalho diário para colocar o alimento na mesa das pessoas.

“Me sinto honrada por fazer parte desse fórum cheio de mulheres guerreiras e trabalhadoras que lutam pelo seus direitos na vida, por uma sociedade igualitária e mais justa. Parabéns para todas as mulheres rurais e parabéns ao fórum por ouvir nossas demandas e trazer ações aplicáveis ao nosso dia a dia”, ressaltou Petra.

*Com informações da Secretaria da Mulher