Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
30/10/2024 às 18:53, atualizado em 30/10/2024 às 22:54
O tema foi abordado no Encontro de Geoinformação do Ibama 2024 e teve a participação de servidores do Brasília Ambiental
O Encontro de Geoinformação do Ibama 2024, realizado nesta semana, contou com a participação destacada do servidor Guilhermino Rocha, Diretor de Geoinformação do Instituto Brasília Ambiental. Rocha ministrou uma palestra sobre o papel da geoinformação e das soluções geoespaciais na gestão ambiental pública, enfatizando sobre como a autarquia tem integrado novas tecnologias para monitoramento e análise ambiental no Distrito Federal.
Durante a palestra, Guilhermino Rocha apresentou as principais inovações tecnológicas implementadas pelo Instituto, como o Observatório da Natureza e Desempenho Ambiental (Onda) que inclui o uso de aplicativos e soluções que utiliza sistemas geoespaciais avançados para gerenciamento, coleta, processamento, análise e compartilhamento de dados ambientais. Entre os temas abordados, destacou-se a aplicação de geotecnologias no monitoramento de áreas de preservação ambiental e o uso de ferramentas para aprimorar a fiscalização ambiental.
A apresentação do servidor não apenas ressaltou os benefícios dessas tecnologias para a eficiência das operações e a tomada de decisão no Instituto Brasília Ambiental, mas também fomentou discussões entre os participantes sobre o potencial do uso de geoinformação para outras áreas da gestão pública ambiental. “A integração de ferramentas de geoinformação no monitoramento ambiental e na gestão de dados não só traz mais agilidade e precisão para as operações, mas também reforça a transparência dos dados ambientais para a sociedade”, destacou Rocha.
Para o presidente da autarquia, Rôney Nemer, acompanhar a tecnologia e usá-la como ferramenta na preservação do cerrado é um diferencial a ser aplaudido: “A luta pela preservação do nosso cerrado tem se mostrado um desafio constante. É importante usarmos todas as ferramentas que possam nos ajudar a cuidar do nosso meio ambiente”.
O evento do Ibama reuniu especialistas e profissionais de diversas instituições, incluindo órgãos federais, estaduais e representantes das superintendências regionais do Ibama, reforçando o compromisso do país com a inovação e a sustentabilidade ambiental. A participação do servidor no Encontro de Geoinformação destacou o Instituto Brasília Ambiental como uma referência em soluções inovadoras para a preservação ambiental, abrindo novas possibilidades de cooperação técnica entre o instituto e outras instituições.
Palestras como a de Guilhermino Rocha confirmam o Encontro de Geoinformação do Ibama como um importante fórum de inovação e troca de experiências, consolidando o papel fundamental das geotecnologias na proteção ambiental no Brasil.
*Com informações do Brasília Ambiental