01/11/2024 às 09:27, atualizado em 01/11/2024 às 22:19

Pesquisa aponta que estudantes do ensino técnico têm melhor desempenho na formação geral

Resultados foram apresentados durante lançamento de livro sobre ensino médio e educação profissional em Brasília

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Um estudo realizado com estudantes do Distrito Federal revelou que alunos que optam pelo Itinerário da Formação Técnica e Profissional apresentam melhores resultados na formação geral, em comparação aos demais. A descoberta foi apresentada durante o lançamento do livro Ensino Médio e Educação Profissional: Caminhos Paralelos ou Entrelaçados?, no auditório da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), na quarta-feira (30/10).

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá (quarta a partir da esquerda) entre o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, Cândido Alberto Gomes e Fernanda Marsaro dos Santos (organizadores do livro) e Joelma Bomfim, diretora de Educação Profissional da SEEDF | Foto: Divulgação/Sebrae

Desenvolvida pela Secretaria de Educação (SEEDF) com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF), a pesquisa acompanhou 1.261 estudantes em cinco escolas-piloto que implementaram o Novo Ensino Médio.

“O estudante que escolhe a educação profissional, além de ter acesso ao mundo do trabalho, pode ascender para o ensino superior sem nenhuma diferença”, reforçou a diretora de Educação Profissional da SEEDF, Joelma Bomfim da Cruz Campos.

O livro reúne 16 estudos acadêmicos com contribuições de mais de 35 pesquisadores locais, regionais, nacionais e internacionais. O projeto, segundo a SEEDF, também resultou em benefícios práticos para as unidades escolares, que receberam equipamentos como impressoras, notebooks e projetores.

A publicação aborda diferentes perspectivas sobre o ensino médio, incluindo educação comparada e abordagens estatísticas, históricas e sociológicas. “Há um mau hábito no Brasil de fazer reformas, mas não avaliá-las”, pontuou um dos organizadores do livro, Cândido Alberto Gomes. “Esta obra é uma peça essencial na visão do Distrito Federal sobre o ensino médio e seus caminhos”.

*Com informações da Secretaria de Educação