Nesta quinta-feira (31), um gesto de carinho marcou o dia da paciente Ana Flávia Ferreira da Silva, de 15 anos. Internada há mais de 120 dias na enfermaria da Clínica Médica do Hospital Regional de Santa Maria, ela recebeu uma festa surpresa de aniversário e despedida, organizada por toda a equipe que a acompanha.
A equipe do HRSM organizou uma festa de aniversário para a paciente Ana Flávia Ferreira: “Não estava esperando, nem imaginava que iriam preparar uma surpresa para mim. Só posso agradecer, pois fiquei muito feliz” | Foto: Divulgação/IgesDF
O aniversário de Ana Flávia é no dia 4 de novembro, quando ela completará 16 anos. Como foi transferida para continuar o tratamento no Hospital da Criança de Brasília (HCB), a equipe multidisciplinar decidiu fazer uma surpresa e aproveitar o clima de Halloween, vestindo-se a caráter.
“Eu adorei a festinha. Não estava esperando, nem imaginava que iriam preparar uma surpresa para mim. Só posso agradecer, pois fiquei muito feliz. Aqui, todos são muito carinhosos e atenciosos comigo”, afirmou Ana Flávia.
A mãe da paciente, Fabiele Ferreira, de 37 anos, também ficou muito feliz. “Não tenho o que reclamar de ninguém deste hospital. Desde que ela foi internada aqui, há quatro meses, a equipe nos trata super bem, com muita atenção. Pena que estamos saindo daqui para outro hospital e não para casa.”
A paciente estava internada no HRSM desde o dia 13 de junho, devido a um quadro de constipação intestinal crônica. Ela passou por inúmeros exames laboratoriais e de imagem, além de avaliações feitas por clínicos, cirurgiões gerais e proctologistas, mas o diagnóstico ainda não foi elucidado.
“A Ana Flávia vinha recebendo tratamento adequado para suas condições, mas sem resolução clínica, necessitando de acompanhamento especializado para diagnóstico e tratamento. Por isso, ela foi encaminhada ao Hospital da Criança”, explica Mariana Herênio, chefe do Serviço de Clínica Médica do HRSM.
Segundo ela, ações como essa com os pacientes demonstram a humanização dos cuidados, além de ajudar a tirar o foco apenas da internação, deixando uma lembrança positiva do período hospitalar.
*Com informações do IgesDF