Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
02/11/2024 às 10:51, atualizado em 04/11/2024 às 16:30
A iniciativa foi construída em conjunto com a Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida e vai beneficiar cerca de 6 mil praças e oficiais
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) lançou, na última quinta-feira (31), a primeira Política de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) entre corporações de bombeiros no Brasil. O evento ocorreu durante o 1º Workshop em homenagem ao Dia do Servidor Público, realizado no auditório do CBMDF, e contou com a presença de mais de 500 bombeiros. A iniciativa foi desenvolvida em conjunto com a Secretaria de Economia, por meio da Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida e beneficiará cerca de 6 mil praças e oficiais.
A Política de QVT visa reduzir o estresse, promover o bem-estar e prevenir o burnout na corporação, além de alinhar o bem-estar dos servidores com a efetividade e missão do CBMDF. Constituída com base em valores, princípios e diretrizes específicos, a política estabelece parâmetros institucionais que priorizam a compatibilidade entre a saúde dos bombeiros e o cumprimento das demandas de trabalho.
Durante o evento, a subsecretária de Valorização do Servidor, Tânia Monteiro, apresentou o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do Governo do Distrito Federal (GDF), ressaltando a importância de políticas que promovam melhores condições de trabalho, fortaleçam as relações socioprofissionais e incentivem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos servidores. Monteiro destacou o alcance crescente do programa, que já integra mais de 48 órgãos do GDF, e mencionou que outras esferas governamentais têm buscado o modelo para implementar iniciativas semelhantes em seus respectivos órgãos.
Em seguida, foi apresentada a Política específica do CBMDF que destacou os principais pontos da iniciativa. A política do CBMDF está organizada em seis eixos: Saúde e Bem-Estar, Desenvolvimento Profissional, Liderança, Estrutura e Ergonomia, Estima e Espírito de Corpo, e Pessoal. Cada um deles foi pensado para atender às necessidades específicas da corporação, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e que valoriza seus profissionais.
O Secretário-Executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior, ressaltou a importância dessa iniciativa para o CBMDF: “Foi uma grande satisfação apoiar a equipe da corporação na construção de um projeto que atende diretamente às necessidades e à realidade dos bombeiros. A política de qualidade de vida no trabalho representa um avanço significativo para o bem-estar e a valorização desses profissionais. É uma honra fazer parte desse marco histórico, tornando a instituição a primeira no país a implementar uma política tão importante nos dias de hoje”, afirmou.
O Comandante-Geral, Coronel Sandro, disse que ‘’com a implementação dessa política, o CBMDF dá um passo importante na valorização e proteção de seus servidores, reconhecendo que o bem-estar dos bombeiros é essencial para garantir a qualidade dos serviços prestados à população’’, ressaltou.
O Coronel Barcelos, Subcomandante-Geral, explicou o impacto da implementação da política de qualidade de vida no trabalho na corporação: “Será extremamente positivo para nossos bombeiros, proporcionando mais suporte, bem-estar e um ambiente que valoriza a saúde física e mental de cada profissional. Isso reflete nosso compromisso em cuidar de quem cuida da população”, afirmou. Ele também reforçou o compromisso com o projeto do berçário, acrescentando que “a criação desse espaço é uma prioridade, e vamos garantir que ele seja implementado com a estrutura e o cuidado que nossos servidores e suas famílias merecem.”
*Com informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)