Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/11/2024 às 15:13
Tendas montadas ao lado das administrações das seis unidades do Distrito Federal ofereceram atendimentos psicológicos e assistência social
Mais de 600 mil pessoas visitaram os seis cemitérios do Distrito Federal no Dia de Finados, celebrado no sábado (2). O balanço foi feito pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), que prestou 1.259 atendimentos no feriado em tendas montadas ao lado de cada administração cemiterial, com equipes de psicólogos, orientações e serviços de ouvidoria. As atividades foram realizadas por meio da Subsecretaria de Assuntos Funerários (Suaf), com a colaboração da Ouvidoria e das demais subsecretarias da pasta.
Os cemitérios do DF abriram às 7h, e a entrada de visitantes foi permitida até as 18h. Nas unidades da Asa Sul, Gama, Taguatinga e Sobradinho, foram disponibilizadas vans para facilitar a circulação do público. Valdeci Costa, 60 anos, ressaltou a importância desses serviços durante a visita ao túmulo de seu pai, no cemitério da Asa Sul: “Fui muito bem-atendida desde o momento em que cheguei. Os veículos ajudaram bastante, assim como o espaço para tirar dúvidas e receber o carinho dos psicólogos”.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou que as ações no Dia de Finados têm como objetivo oferecer amparo à população. “É uma forma de a Sejus garantir acolhimento, respeito e proteção aos familiares e amigos nesta data de homenagem aos entes queridos”, afirmou.
Cartilha
Ao longo do dia, também foram distribuídas cartilhas da Sejus-DF com orientações sobre a contratação de serviços cemiteriais e funerários, além de informações sobre os preços praticados. O material, em formato de perguntas e respostas, explica, por exemplo, quais funerárias são autorizadas a funcionar no DF, quais veículos são específicos para o transporte de corpos humanos, quem pode solicitar sepultamento gratuito e quais serviços não podem ser cobrados pelos cemitérios.
A cartilha ainda disponibiliza outros canais de atendimento para obtenção de informações, bem como para o registro de denúncias, reclamações, sugestões e elogios: a Central 162 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h), a Rodoferroviária (atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h) e o Portal ParticipaDF.
Confira os atendimentos realizados em cada cemitério do DF.
• Asa Sul: 286
• Taguatinga: 166
• Gama: 167
• Sobradinho: 234
• Planaltina: 169
• Brasilândia: 237.
*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania