21/11/2024 às 15:01, atualizado em 22/11/2024 às 07:32

Ginástica do DF se despede dos Jogos da Juventude com medalha de aluno da rede pública

Rafael Fernandes, aluno do CED Gisno, competiu na final de quatro aparelhos diferentes e ficou com o bronze no solo

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A ginástica artística do Distrito Federal se despediu dos Jogos da Juventude 2024 nesta quarta (21) com uma medalha de bronze. A conquista veio com a apresentação de solo do ginasta e aluno da rede pública do DF Rafael Fernandes, de 17 anos. O estudante do Centro Educacional (CED) Gisno participou das finais nas argolas, paralelas e barras, mas foi no solo que brilhou e conquistou o terceiro lugar, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

“Essa medalha para mim representa o esforço e dedicação de todo o trabalho investido desde o início do ano, sobre a prova. Fechar os Jogos assim é uma sensação muito incrível e de que me orgulho muito, porque não é apenas um prêmio, mas também uma lembrança das experiências vividas”, disse o atleta, que encerra a participação nos Jogos da Juventude após participar de duas edições.

Rafael Fernandes, ginasta do DF (de amarelo), no pódio com a presença do governador da Paraíba, João Azevêdo | Foto: Alexandre Loureiro/COB

Rafael começou a praticar ginástica por conta própria, aos 12 anos, assistindo a vídeos no Youtube. Hoje, o rapaz treina no ginásio do Centro de Ensino Médio (CEM) Setor Leste. Para ele, o esporte é essencial e o plano é seguir na ginástica como profissional e cursar faculdade de educação física.

“O esporte já me ajudou em várias situações e diversas maneiras, mas a principal delas foi descontrair e descontar o estresse de problemas do dia a dia”, avalia.

Localizado na 611/612 Sul, o ginásio do CEM Setor Leste abriga um centro de iniciação desportiva (CID) que atende cerca de 300 estudantes da rede pública do DF. A equipe de alto rendimento masculina do DF, da qual Rafael faz parte, também treina no local.

Rafael Fernandes: “O esporte já me ajudou em várias situações e diversas maneiras, mas a principal delas foi descontrair e descontar o estresse de problemas do dia a dia” | Foto: Maria Eduarda Cardim/SEEDF

Feminino

Enquanto Rafael se despediu dos Jogos da Juventude, a ginasta Maria Sofia Alberto, de 13 anos, estreou na competição e disputou todas as finais por aparelhos. A medalha não veio, mas ela representou muito bem o Distrito Federal e foi a oitava melhor atleta no individual geral. A brasiliense, que começou na modalidade aos 6 anos, este ano alcançou o título de vice-campeã brasileira no salto no Campeonato Brasileiro Juvenil.

A ginástica artística faz parte da segunda leva de modalidades disputadas nos Jogos da Juventude 2024, em João Pessoa, juntamente com basquete, natação, triatlo, vôlei de praia e wrestling. A segunda etapa se encerra nesta sexta (22), e a terceira começa no domingo (24) com as provas de atletismo, handebol, vôlei e esgrima.

*Com informações da Secretaria de Educação