04/12/2024 às 17:05

Estudantes de Brazlândia participam do II Encontro sobre Sustentabilidade

Mais de 300 estudantes participaram das atividades no Parque Veredinha

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

Conscientização sobre o cuidado com o planeta, desenvolvimento de hábitos relacionados à reutilização e reciclagem dos bens de consumo e valorização da arte, da cultura e da agricultura familiar são alguns dos objetivos do II Encontro sobre Sustentabilidade do Parque Veredinha, do qual participaram estudantes da rede pública de ensino nesta quarta (4). O evento foi promovido pelo Ministério Público do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Educação do DF, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e entidades particulares.

Os alunos Samuel Silva e Cauã Santos, do CEF 02 de Brazlândia, participaram da ação e aprovaram a iniciativa | Fotos: Mary Leal/SEEDF

Aberta ao público, a iniciativa contou com debates sobre sustentabilidade, apresentações, exposições e atividades educativas. Cerca de 300 crianças e adolescentes, de 9 a 18 anos, participaram das atividades, além de visitar o Parque Veredinha. Os jovens são alunos da Escola Classe (EC) 06, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 02 e do Centro Educacional (CED) 02, todos de Brazlândia. Cada escola enviou 50 alunos, metade participa pela manhã e o restante à tarde. Idosos da instituição Obra Social Santa Isabel (Ossi) também estiveram presentes.

Para a coordenadora da Regional de Brazlândia, Neuseli Rodrigues, sustentabilidade e educação andam juntas. “Nós fizemos um trabalho no decorrer do ano falando da importância da sustentabilidade e hoje nós trouxemos os alunos da rede pública de Brazlândia para que eles pudessem visualizar o que outras pessoas pensam sobre o assunto. Até porque não dá para falar sobre preservação sem falar sobre educação”, comenta.

Alunos do CEF 02 de Brazlândia apresentaram uma peça de teatro sobre sustentabilidade no evento

Para os alunos do CEF 02 de Brazlândia, Samuel Silva e Cauã Santos, de 14 anos, é importante as escolas investirem em projetos de sustentabilidade. “Eu estou gostando muito desse evento e participo de projetos do mesmo tema em minha escola”, conta Samuel. “Eu estou aprendendo bastante com esse evento”, avalia Cauã.

Programação

A abertura oficial do evento teve a presença de integrantes da Comissão Preserva Brazlândia, da Promotoria de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) e da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Brazlândia.

A programação incluiu oficinas de grafite e pintura; contação de histórias; palestras temáticas; estandes de produtores rurais e de artesãos locais; plantação de árvores e apresentação teatral. Também haverá atividades práticas, como a dinâmica “Lago Limpo”, conduzida pela Adasa e um circuito de conscientização promovido pela Companhia Ambiental de Saneamento do DF (Caesb).

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SES-DF)