15/01/2025 às 14:10

Nova praça do Drenar DF conecta Brasília a patrimônios nacionais com pedras portuguesas

Praça Internacional da Paz conta com 3 mil m² em pedra portuguesa; calçamento é reconhecido por sua durabilidade e versatilidade, o que garante maior longevidade

Por Mayara da Paz, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Futuro cartão-postal de Brasília, a Praça Internacional da Paz foi projetada para levar mais lazer e integração aos moradores da capital. A área faz parte do projeto do Drenar DF e tem um charme especial e histórico com a aplicação das icônicas calçadas de pedras portuguesas.

Ao todo, a Praça da Paz conta com 3 mil m² em pedras portuguesas. A escolha do piso conecta Brasília a outros patrimônios históricos e culturais do país. O tipo de piso é original de Portugal, onde se popularizou no século 19, e foi trazido para o Brasil no século 20 para pavimentos de passeios, calçadas, praças, jardins e áreas públicas.

A escolha de pedras portuguesas para as calçadas da Praça Internacional da Paz valoriza um patrimônio nacional | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

No DF, o uso do piso está espalhado por várias regiões administrativas. Em 1972, a Novacap fez o primeiro calçamento com mosaicos decorativos na W3 Sul. Em Taguatinga, a Praça do Relógio conta com pedras portuguesas, assim como a Praça dos Três Poderes, no centro de Brasília. Recentemente, os dois espaços, que são reconhecidos como patrimônios culturais, passaram por reformas e tiveram o piso renovado.

Ao redor do Brasil, as pedras portuguesas também estão presentes em um dos cartões-postais mais famosos do mundo: a orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que conta com um mosaico em formato de ondas. A estética ainda faz parte da história do Pelourinho, em Salvador.

Revestimento da praça

“A praça foi toda planejada para ter visitação e funcionar como um parque”

Hamilton Lourenço, diretor-técnico da Terracap

O uso do piso na Praça Internacional da Paz dá continuidade à valorização de um patrimônio nacional, por meio de uma proposta moderna e inclusiva. Além da estética única, o calçamento em pedra é reconhecido pela durabilidade e pela versatilidade, o que garante maior longevidade ao projeto.

“A praça foi toda planejada para ter visitação e funcionar como um parque. Estamos na fase de implantação do paisagismo da área, com a plantação de gramas e árvores. Será um novo local bucólico para as pessoas virem se divertir”, afirma o diretor-técnico da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Hamilton Lourenço.

Para dar mais comodidade aos moradores de Brasília que frequentarão o parque, o piso da praça será revestido com uma técnica chamada fulget, de superfície granulada e que consiste em uma mistura de cimento, pedras naturais, agregados e resinas.

Esse piso é feito de mármore, cimento, granitos, aditivos granulados e outros materiais, o que garante uma estrutura antiderrapante, resistente e de alta qualidade e durabilidade. A técnica é ideal para áreas externas molhadas, como ao redor da bacia do Drenar DF.

Drenar DF

Com um investimento de R$ 180 milhões, o Drenar DF é o maior programa de captação e escoamento de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF). O projeto duplicará a capacidade de escoamento da Asa Norte sem modificar a rede existente, dando fim a enchentes recorrentes em todo o período de chuvas.

A rede de tubulação começa na altura da Arena BRB (Estádio Nacional Mané Garrincha) e vai até o Lago Paranoá, seguindo em paralelo às quadras da Asa Norte 902 (perto do Colégio Militar), 702, 302, 102, 202 e 402, cruzando a W3 Norte e o Eixo Rodoviário Norte (Eixão), além da via L2 Norte, e chega à L4 Norte.

Concluída a primeira etapa do programa, que abrange as primeiras quadras da Asa Norte, a Terracap deve executar a segunda fase do projeto, que compreende das quadras 4 e 5 às quadras 14 da Asa Norte. O material está em aprovação na Novacap e aguarda recursos. Um terceiro projeto está em estudo para atender as quadras de finais 15 e 16.