Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
07/02/2025 às 13:35
Ação em Ceilândia fortalece a promoção da saúde e a integração comunitária
Quem vê os mais de 50 idosos que chegam antes das 8h, todas as quartas e sextas-feiras, à Unidade Básica de Saúde (UBS) 11 de Ceilândia não imagina as cenas que ocorrem ao longo dos 60 minutos seguintes. Chutes, socos e até os típicos gritos de artes marciais tomam conta do pátio da unidade, com momentos de ação que unem integração comunitária e cuidados com a saúde física e mental. O grupo de caratê para idosos é uma das iniciativas da UBS para promover uma vida mais saudável para a população do Setor O.
Ursulino Vieira frequenta o grupo: “Depois que você se exercita, caminha tranquilo, conversa direito, fica alegre” | Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde
“Entendemos que é melhor fazer promoção e prevenção do que tratar a doença”
Karla Cristina Gomes, gerente da UBS 11 de Ceilândia
O aposentado Ursulino Vieira, 78, afirma sentir-se beneficiado com as sessões de caratê das quais participa: “Até para dormir era ruim. Eu melhorei minhas pernas. Depois que você se exercita, caminha tranquilo, conversa direito, fica alegre. É uma beleza, né?” Com um histórico de problemas cardíacos, ele agora comparece duas vezes por semana à UBS, aonde antes ia apenas quando não se sentia bem.
“Entendemos que é melhor fazer promoção e prevenção do que tratar a doença”, aponta a gerente da UBS 11 de Ceilândia, Karla Cristina Gomes.
“Nossa divulgação foi boca a boca. Oferecemos a participação para todos os pacientes que vêm em busca de atendimento.” Ela ressalta a importância de manter o vínculo entre a comunidade e a unidade de saúde, permitindo acompanhar de perto o bem-estar de cada um.
A prática é possível por meio da parceria da gestão da UBS com o voluntário Paulo Sérgio Coelho, professor de caratê. Cada movimento, explica ele, é adaptado para as características dos participantes: “O objetivo é proporcionar fortalecimento, tirar os idosos da ociosidade, do pensamento de que não conseguem. Trabalhamos movimentação e articulação. Quando fazemos chutes e socos, requisitamos a parte muscular. Estou também incentivando no aspecto psicológico”.
Prática do caratê também favorece a convivência entre idosos
A aposentada Ivanilde da Silva, 72, é outra frequentadora da UBS 11 de Ceilândia que relata ter tido benefícios com a prática do caratê, que a livrou de uma dor na perna. Além desse alívio, pontua ela, a vantagem está na convivência: “Fazemos boas amizades aqui. Eu me senti muito melhor depois que passei a vir para cá”.
*Com informações da Secretaria de Saúde