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24/02/2025 às 14:07, atualizado em 24/02/2025 às 14:24
Concluída a etapa, operários farão serviços de montagem das chapas do método tunnel liner, injeção de solo-cimento e execução do concreto projetado
As obras do maior programa de captação e escoamento de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF) se encaminham para a conclusão. Nesta semana, os trabalhos avançaram e, agora, os operários se dedicam à escavação dos últimos 12 metros de solo rígido, encontrado no andamento do projeto. Trata-se do último trecho a ser escavado, considerado um dos mais complexos de toda a obra.
Descoberta de solo mais rígido durante uma etapa da escavação demandou o uso de equipamentos especializados para dar continuidade ao trabalho | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Os túneis subterrâneos que compõem o sistema do Drenar DF somam 7,7 quilômetros de extensão. A tubulação do programa será responsável por direcionar as águas da chuva para a bacia de detenção, localizada na ponta do projeto, às margens do Lago Paranoá.
R$ 180 milhões
Total de investimentos feitos no Drenar DF
Com um investimento de R$ 180 milhões, o Drenar DF foi dividido em cinco lotes que percorrem as imediações da Arena BRB (Estádio Nacional Mané Garrincha), passando pelas quadras da Asa Norte 902 (perto do Colégio Militar), 702, 302, 102, 202 e 402, cruzando a W3 e a W5 Norte e o Eixo Rodoviário Norte (Eixão), além da via L2 Norte, e chegando à L4 Norte, próximo ao Setor de Embaixadas Norte.
Foi no segundo lote que se descobriu, durante a etapa de escavação de um túnel de mais de três quilômetros, um solo mais rígido do que o previsto nos estudos iniciais feitos pelas equipes técnicas. Para lidar com o desafio, foi preciso trocar o processo de escavação, que era manual. Os operários passaram a usar escavadeiras e furadeiras hidráulicas – equipamentos especializados, munidos de brocas, capazes de perfurar e romper solos resistentes.
Próximas etapas
Novo processo de trabalho elimina o risco de sobrecarga do sistema
A conclusão da escavação e a montagem dos túneis são as fases finais necessárias para garantir o funcionamento total do sistema de drenagem. Após essa etapa, outras ações importantes serão iniciadas, como a montagem das chapas do tunnel liner, que garantirão a estrutura dos túneis, seguida pela injeção de solo-cimento, uma técnica que proporciona mais estabilidade à construção. Além disso, também será executado o concreto projetado, que vai revestir os túneis.
Ao fim dessas etapas, o Drenar DF estará pronto para operar de forma plena. Em janeiro, foi feita a ligação de parte da nova infraestrutura de drenagem à rede antiga de captação, com a perfuração de dois dispositivos de derivação. A partir dessa conexão, a água da chuva cai na rede nova. Esse processo elimina o risco de sobrecarga do sistema antigo, uma vez que a maior parte da captação será direcionada para o sistema novo.
Tipos de solo
Diante do desafio de realizar uma obra subterrânea como a do Drenar DF, era de se esperar a identificação de diferentes tipos de solo durante a fase de escavação dos túneis. Desde o início do projeto, a Terracap realizou estudos para se preparar para o tipo de material que seria encontrado.
Além do solo considerado muito rígido, foram identificados outros dois tipos. O mais comum deles, o solo mole, esteve presente em quase todo o trecho de 7,7 quilômetros que recebe o sistema de drenagem do projeto. Outra categoria também prevista nos estudos era a de um solo pouco rígido. Nos dois casos, os técnicos chegaram à conclusão de que a escavação poderia ser manual, com uso de pá, picareta e martelete elétrico.