24/07/2013 às 22:44

Homenagem a memória de Simón Bolívar

Evento em frente ao Palácio do Buriti contou com a participação de representantes das embaixadas do Panamá, Venezuela e Colômbia

Por Da Secretaria de Cultura


. Foto: Divulgação- Sec de Cultura- /24/07/2013

BRASÍLIA (24/7/13) – Foi realizado hoje, em frente ao Palácio do Buriti, a trigésima cerimônia em homenagem a Simón Bolívar – herói da luta pela independência da Venezuela, Panamá, Colômbia, Bolívia, Equador e Peru -, organizada pela Sociedade Bolivariana da República Federativa do Brasil.

“A libertação de um significa a libertação de todos”, afirmou o secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, que representou o governador Agnelo Queiroz e destacou a importância da integração cultural entre os países da América Latina.

Representantes das embaixadas do Panamá, Venezuela e Colômbia também estavam presentes na cerimônia, feita no Medalhão a Bolívar, na Praça dos Próceres, onde há um busto em homenagem ao ícone da independente Latina América.

HISTÓRIA – Simón Bolívar, em 1819, venceu as tropas realistas espanholas na batalha de Boyacá.

Com esse triunfo, o exército comandado por Bolívar deu a independência ao Virreinato de Nova Granada e, no Congresso de Angostura, ele foi eleito presidente da nova Grande Colômbia que, além desse país, incluía aos atuais Venezuela, Equador e Panamá.

Em 1824, as tropas bolivarianas, junto às do também libertador Antonio José de Sucre, derrotaram os espanhóis na batalha de Ayacucho, que marcou a independência de Peru e culminou com o fim do domínio colonial da Espanha na América do Sul.

(L.C/T.V)