Evento reuniu diferentes segmentos da sociedade

" /> Evento reuniu diferentes segmentos da sociedade

">

02/03/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Adasa comemora Dia Mundial da Água

Evento reuniu diferentes segmentos da sociedade

Por

Adasa

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) reuniu nesta quinta-feira (22) autoridades, produtores e estudantes para celebrar o Dia Mundial da Água. “Um evento como de hoje representa um marco para Adasa. Conseguimos reunir diversas pessoas em favor de uma única causa, a água”, enfatizou o diretor-presidente da agência, Vinicius Benevides.
 
Benevides lembrou que os objetivos das ações da Adasa são garantir às gerações futuras a oferta de água em quantidade e qualidade necessárias para o consumo humano, aos diversos processos produtivos e, principalmente, no que diz respeito à exploração rural. O diretor-presidente também anunciou que, ainda neste ano, entra em funcionamento o Centro de Operação da Água –COA, que dará à Adasa condições de controlar, tempo real, a qualidade das águas do DF, superficiais e subterrâneas.
 
A solenidade comemorativa do Dia Mundial da Água, realizada no auditório da Agência, contou com a presença do vice-governador Tadeu Filipelli, secretários de Estado, administradores regionais,o presidente da Caesb, Célio Biavati Filho, além de representantes de órgãos ligados ao meio ambiente e aos recursos hídricos.
 
Durante o evento foram assinados vários acordos. Junto à Caesb será feito um repasse de recursos para aplicação nos próximos cinco anos no Programa Produtor de Água. Em parceria com a Secretaria de Educação  foi estabelecido o fortalecimento de campanhas educativas sobre o uso racional da água. Já  com o Superior Tribunal de Justiça ficou acordado o desenvolvimento de práticas hídricas para garantir o uso racional da água.
 
Pelo terceiro ano seguido, a Adasa homenageou três produtores rurais identificados pelos serviços e hábitos de consumo sustentável, com papel fundamental na manutenção dos recursos hídricos no DF: José de Carvalho Sobrinho, Maria Eunice Bulcão Vianna e Dileta Cenci. Eles foram indicados pelos Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios Paranoá, Preto e Maranhão ao prêmio “Guardião da Água” 2012.
 
Mascote ADASA – Matheus Martins Ferreira, estudante da Escola Classe 03 do Paranoá, Lívia Sousa Carvalho, da Escola Classe Bela Vista, Eduardo Vinicius, aluno da Escola Classe 05 do Paranoá e Brendo Queiroz, também da Escola Classe Bela Vista, foram os ganhadores do 1° concurso de desenho para a escolha do mascote da Adasa, que será utilizado em todos os materiais educativos do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Agência. A entrega das premiações ocorreu hoje (22), no auditório da Adasa, em solenidade de comemoração ao Dia Mundial da Água.
 
O concurso, iniciativa da Adasa em parceria com a Secretaria de Educação, procurou incentivar a criatividade dos alunos e investir em meios lúdicos de ensino para que os estudantes aprendam e incorporem, de forma mais fácil e prazerosa, práticas e hábitos para o uso racional da água. Prova da eficácia do método, foi o número de participantes do concurso, que atingiu a marca de 2,4 mil estudantes, do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, das regionais de ensino do Paranoá, Plano Piloto, Cruzeiro e São Sebastião.
 
O primeiro colocado, Matheus, ganhou um tablet; o segundo lugar ficou com Lívia que foi premiada com um celular. Eduardo, pelo terceiro lugar, foi contemplado com uma máquina fotográfica e Brendo recebeu um Kit Mochila Adasa. Os trabalhos vencedores foram selecionados por uma Comissão julgadora, formada por servidores da Adasa e da Secretaria de Educação, que consideraram os critérios de pertinência ao tema, busca de informações sobre o tema e originalidade-criatividade.