29/07/2013 às 10:48

GDF lançará programa ambiental para garantir qualidade de vida à população

Iniciativa integra dados de vários órgãos do governo para minimizar problemas no meio ambiente

Por Da Redação, com informações da Secretaria do Meio Ambiente


. Foto: Mary Leal-26/03/2013

 BRASÍLIA (29/7/13) – O Programa de Monitoramento Ambiental Integrado (Pmai), que reúne pesquisas feitas por órgãos do GDF que têm como objetivo minimizar os problemas do meio ambiente, será lançado hoje, às 15h, no Palácio do Buriti.

 

A iniciativa integra dados de nove programas interinstitucionais da Secretaria do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e Agência Reguladora de Águas (Adasa) com o intuito de garantir mais qualidade de vida à população.

 

“Com a integração dos dados, será possível desenvolver políticas públicas para minimizar os problemas ambientais”, explicou o secretário da Semarh, Eduardo Brandão, que informou que todos os dados serão disponibilizados nos sites dos órgãos para maior conhecimento por parte da população.

 

De acordo com Brandão, quase todos os problemas que foram identificados com as informações colhidas desses programas são resolvidos com o plantio de árvores. “Precisamos apenas direcionar os locais mais adequados, como em cidades com temperaturas mais elevadas, que o plantio ameniza as ilhas de calor”, explicou.

 

Ele explica ainda que será possível, a partir de agora, por exemplo, monitorar, nas regiões administrativas, a qualidade do ar, níveis de ruído e radiação solar. “Desta forma o cidadão vai poder se proteger melhor ou mesmo escolher um local e hora mais adequados para fazer seu exercício físico”, completou.

 

O programa, segundo o secretário, mostra o empenho do governo em aumentar a qualidade de vida dos moradores da capital e chega mais perto do compromisso do governador Agnelo Queiroz em tornar Brasília uma das cinco melhores cidades de se viver.

 

(K.I./M.D.)