07/08/2013 às 17:57, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Ouvidoria Geral encerra segundo trimestre com 32.189 atendimentos

Canal de atendimento direto ao cidadão registrou 2 mil denúncias a mais do que nos três meses anteriores

Por Da Secretaria de Transparência e Controle


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (7/8/13) – A Ouvidoria Geral do Distrito Federal (OGDF), vinculada à Secretaria de Transparência e Controle, encerrou o segundo trimestre deste ano com 32.189 atendimentos, 2.055 a mais do que nos três meses anteriores, segundo Relatório de Atividades divulgado hoje (7).

 

“Hoje, o GDF já conta com cerca de 100 ouvidorias. A presença do ouvidor nos diversos órgãos e entidades do DF é demonstração de respeito aos cidadãos e do compromisso que o GDF tem por serviços públicos mais efetivos”, destacou a secretária em exercício da pasta, Alzira Angeli.

 

A Ouvidoria é um canal de atendimento direto ao cidadão para que ele se manifeste apresentando denúncias, reclamações, sugestões ou elogios em relação aos serviços públicos, e também é o espaço adequado para viabilizar o acesso à informação pública.

 

Entre as áreas mais acionadas pela população estão a Secretaria de Saúde, que recebeu, nos meses de abril a junho, 7.144 manifestações e, em segundo lugar, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), com 3.367 solicitações. (Confira o quadro completo abaixo).

 

Os elogios aos serviços prestados pelo GDF cresceram 41,05% em comparação com o período anterior e somam 969 manifestações ou 3,1% do total. Os usuários elogiaram, em maioria, o atendimento dos profissionais de saúde, algum funcionário de órgão ou unidade, e as ações do GDF.

 

As solicitações de serviços aumentaram 5,42% e somam 12.585 demandas, o que corresponde a 39,10% do total de registros. Nesse aspecto, lideram os pedidos: poda de árvores, operação tapa-buracos em ruas e avenidas e agendamento de consultas médicas.

 

A Ouvidoria de Combate à Corrupção, unidade especializada da OGDF, recebeu 42 manifestações. Em comparação ao período anterior, o crescimento foi bastante expressivo: 740%. Os usuários enviaram informações sobre irregularidades em licitações, direcionamento de edital de licitações e descumprimento de cláusulas contratuais.

 

Os dados indicam, ainda, que as reclamações representam a maioria dos atendimentos com 14.165 ocorrências, aumento de 15,93%. Nesse âmbito, destacam-se a má conduta dos motoristas de ônibus, o descumprimento de horário na parada de ônibus, o mau atendimento nas unidades de saúde e a dificuldade para o agendamento de consultas.

 

USUÁRIOS – Quando se traça o perfil dos que mais contataram a Ouvidoria, as mulheres têm destaque. Elas foram responsáveis por 17.532 solicitações ou 54,46% do total de demandas do período, enquanto os homens realizaram 13.245 manifestações ou 41,08%.

 

Outra parte dos usuários, que corresponde a 4,45% do total, não foi incluída em nenhum dos dois perfis por serem pessoas jurídicas, ou por terem feito alguma denúncia que exigiu sigilo de identidade.

 

ATENDIMENTO – O papel da Ouvidoria Geral é coordenar, analisar e monitorar a qualidade dos registros, encaminhar as manifestações ao setor competente em busca de solução e zelar para que todo cidadão obtenha resposta à manifestação registrada.

 

Para acioná-la, o telefone foi o meio preferido por 63% dos usuários. A internet foi utilizada por 18% dos cidadãos e 13% deles se manifestaram de forma presencial. O e-mail foi utilizado por 4% dos cidadãos. Os demais meios de contato –carta, 0800, ofício, mídia e fax– somaram 1,23% dos atendimentos.

 

Os dados apresentados pelo relatório atestam que o trabalho de criação e reestruturação das ouvidorias especializadas dos órgãos e entidades do GDF atinge resultados positivos. Entre as ações mais recentes, está o lançamento do novo telefone da Ouvidoria 162, e do site, no endereço www.ouvidoria.df.gov.br

 

ÁREAS MAIS ACIONADAS PELA POPULAÇÃO NA OUVIDORIA

 

Pasta

Quantidade de demandas

 

Secretaria de Saúde

7.144

 

Transporte Urbano do Distrito Federal (DF-Trans)

3.367

 

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)

3.115

 

Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis)

2.296

 

Secretaria de Educação

1.456

Departamento de Trânsito (Detran)

1.141

Metrô

1.081


Serviço

Ouvidoria Geral do Distrito Federal

Endereço: Anexo Palácio do Buriti – 14º andar, sala 1404.

Horário de atendimento: de segunda a sexta de 9h as 12h e 14h as 17h

Telefone da Ouvidoria: 162

Ouvidoria de Combate à Corrupção: 0800-6449060

Página eletrônica: http://www.ouvidoria.df.gov.br/

Secretaria de Transparência: http://www.stc.df.gov.br/